Nesta terça-feira, dia 31 de maio, a Receita Federal começará a pagar a restituição do Imposto de Renda. No caso, trata-se do primeiro lote, que deverá abarcar um grupo de contribuintes. Confira o calendário completo e quem recebe o dinheiro de volta ainda em maio.
Vale lembrar que o prazo para a declaração do Imposto de Renda está chegando ao fim. A data limite é 31 de maio (mesmo dia do 1º lote da restituição). Quem é obrigado a informar os rendimentos deverá enviar sua declaração para não cair na Malha Fina, pagar multas ou até mesmo ter problemas com a Justiça no futuro.
Quem recebe a restituição do IR nesta semana
Como informado, o 1º lote da restituição do Imposto de Renda será pago nesta semana. Segundo a Receita Federal, cerca de 3,3 milhões de pessoas serão beneficiadas, tendo sido separados aproximadamente R$ 6,3 bilhões para isso.
Os primeiros pagamentos serão feitos aos contribuintes que fizeram a declaração nos primeiros dias de liberação. Além disso, há prioridade para Pessoas com Deficiência (PcD), aposentados e Professores.
Calendário de restituição do Imposto de Renda
O calendário completo da restituição do Imposto de Renda já foi divulgado pela Receita Federal e deverá realizar depósitos até o dia 30 de setembro deste ano. Confira todas as datas logo a seguir:
- 1º lote: liberado em 31 de maio de 2022;
- 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
- 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
- 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
- 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.
É possível consultar a restituição do Imposto de Renda no site da Receita Federal. Lá, basta digitar o CPF, data de aniversário. Existe também a opção de verificar por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para sistemas Android e iOS).
Geralmente, a informação sobre os valores só é liberada com cerca de uma semana do depósito. Contudo, o interessado pode realizar as consultas quando quiser.