O calendário de restituição do Imposto de Renda (IR) 2022 será iniciado no dia 31 de maio, mesmo dia em que se encerra o prazo para a declaração. A Receita Federal (RF) irá devolver os valores para quem tem direito em cinco lotes. Neste ano, o pagamento poderá ser feito via Pix ou transferência bancária.
O tipo da transação é escolhido pelo contribuinte ao finalizar a entrega do informe. No caso do Pix, só valerá a chave de acesso que for equivalente ao CPF. O cálculo do estorno conta, principalmente, com despesas de saúde e educação. Vale ressaltar que nem todo mundo receberá algum dinheiro de volta e algumas pessoas terão, até mesmo, que pagar uma quantia a mais.
Além disso, os cidadãos devem ficar atentos ao novo golpe da restituição que está sendo aplicado via e-mail. A Receita Federal alerta a população para não clicar em links enviados por mensagens eletrônicas. Isso porque o órgão não envia links nem pede confirmação de dados.
Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda
De acordo com a RF, os depósitos para quem tem direito serão feitos levando em consideração a data em que a declaração do IR foi feita. Sendo assim, os contribuintes que enviaram os informes primeiro devem ser colocados entre os primeiros lotes de pagamento.
O calendário de restituição do Imposto de Renda foi dividido em cinco datas que vão de maio até setembro. Veja quando serão realizadas as transferências:
- 1º lote: 31 de maio de 2022;
- 2º lote: 30 de junho de 2022;
- 3º lote: 30 de julho de 2022;
- 4º lote: 31 de agosto de 2022;
- 5º lote: 30 de setembro de 2022.
Apesar de a data da declaração ser um critério importante, não é o único. O calendário de restituição do Imposto de Renda dá prioridade de pagamento aos seguintes grupos:
- Idosos;
- Pessoas com deficiência (PcD);
- Pessoas com alguma doença grave;
- Professores (única categoria profissional que terá prioridade em todos os lotes).