Rumores tomaram conta das redes sociais na noite desta terça-feira, 19 de abril de 2022, com um suposto novo pedido para o concurso INSS. O objetivo seria garantir 7.830 vagas em cargos dos níveis médio e superior no Instituto Nacional do Seguro Social. Mas isso é verdade mesmo?
Segundo o INSS, não. A equipe do Concursos no Brasil entrou em contato com a assessoria de comunicação do instituto. Ela disse que não há novo pedido tramitando. O último – e oficial – diz respeito às 7,5 mil vagas solicitadas em 2021.
Texto atualizado pelo editor no dia 20/04, às 17:40
Concurso INSS: autarquia nega pedido para 7,8 mil vagas
Conforme os rumores, das 7.830 vagas solicitadas, 6.084 seriam preenchidas na carreira de técnico do seguro social, que exige o nível médio e possui ganhos de R$ 5.186,79. As demais vagas, que somariam 1.746, seriam para o cargo de analista do seguro social, que exige nível superior e tem remuneração de R$ 7.659,87.
As informações estariam disponíveis no suposto pedido do concurso INSS, mas a autarquia informou que não existe nenhuma novidade em relação ao assunto. A última solicitação, encaminhada em 2021 e que prevê 7.575 vagas efetivas, ainda aguarda parecer do Ministério da Economia. Veja a resposta completa do INSS:
Ministro informou que edital pode sair em 2022
No final do mês de março, José Carlos Oliveira tomou posse Ministro do Trabalho em solenidade no Palácio do Planalto. Durante sua fala, comentou que o concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ter edital divulgado ainda em 2022.
O ministro nomeado demonstrou, em seu discurso, otimismo para que o concurso do INSS seja aprovado pelo governo e o edital saia em 2022. Contudo, o número de vagas não deve ser a que foi solicitada inicialmente.
O concurso INSS é mais que aguardado no Brasil, pois o órgão já possui um déficit estimado em 23 mil servidores, conforme Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social.
É importante lembrar que o INSS teve redução significativa do quadro de servidores recentemente. De janeiro de 2018 até o mês de fevereiro de 2021, por exemplo, houve redução de 1.431 servidores para 726 servidores, representando 49% de déficit.