Concurso INSS 2022: edital pode sair neste ano, informa novo ministro

Segundo o novo Ministro do Trabalho, edital do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ser publicado em 2022.

Nesta quinta-feira, 31 de março de 2022, , José Carlos Oliveira tomou posse como Ministro do Trabalho, em solenidade no Palácio do Planalto. Durante a cerimônia de posse, ele falou sobre o concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que pode ser edital divulgado ainda em 2022.

continua depois da publicidade

O concurso INSS é mais que esperado, pois o órgão já possui um déficit estimado em 23 mil servidores, conforme Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

Concurso INSS: edital divulgado em 2022?

O novo ministro demonstrou otimismo para que o concurso do INSS seja aprovado pelo governo, mas deve abrir um número menor de vagas. Segundo ele, o número pode ser inferior ao solicitado, que foi de cerca de 7,5 mil.

Leia também

O instituto já havia informado que a redução no quadro de servidores vem prejudicando os atendimentos, ainda mais devido ao aumento de pedidos de pensão por morte.

continua depois da publicidade

No dia 1º de junho de 2021, a assessoria do instituto informou que existe uma projeção preliminar para o concurso INSS. O órgão havia comunicado também, no ano de 2020, que o novo edital poderá sair a partir de 2022.

Quais as vagas previstas?

A solicitação para o concurso INSS foi de abertura de mais de 7.500 vagas em todo o país, sendo elas para os seguintes cargos e áreas:

Técnico do seguro social – cargo de nível médio, nas áreas de Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Cobrança Administrativa (34) e Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46).

continua depois da publicidade

Analista do seguro social – para profissionais de nível superior, nas áreas de Reabilitação Profissional (702), Serviço Social (463 vagas) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).

Os salários para os cargos e áreas informados variam entre R$ 5.447,78 e R$ 8.357,07. Caso o novo concurso INSS seja autorizado, o edital oficial vai listar todos os requisitos e as atribuições das funções ofertadas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade