Concurso INSS 2022: edital pode sair neste ano, informa novo ministro

Segundo o novo Ministro do Trabalho, edital do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ser publicado em 2022.

Nesta quinta-feira, 31 de março de 2022, , José Carlos Oliveira tomou posse como Ministro do Trabalho, em solenidade no Palácio do Planalto. Durante a cerimônia de posse, ele falou sobre o concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que pode ser edital divulgado ainda em 2022.

O concurso INSS é mais que esperado, pois o órgão já possui um déficit estimado em 23 mil servidores, conforme Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

Concurso INSS: edital divulgado em 2022?

O novo ministro demonstrou otimismo para que o concurso do INSS seja aprovado pelo governo, mas deve abrir um número menor de vagas. Segundo ele, o número pode ser inferior ao solicitado, que foi de cerca de 7,5 mil.

O instituto já havia informado que a redução no quadro de servidores vem prejudicando os atendimentos, ainda mais devido ao aumento de pedidos de pensão por morte.

No dia 1º de junho de 2021, a assessoria do instituto informou que existe uma projeção preliminar para o concurso INSS. O órgão havia comunicado também, no ano de 2020, que o novo edital poderá sair a partir de 2022.

Quais as vagas previstas?

A solicitação para o concurso INSS foi de abertura de mais de 7.500 vagas em todo o país, sendo elas para os seguintes cargos e áreas:

Técnico do seguro social – cargo de nível médio, nas áreas de Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Cobrança Administrativa (34) e Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46).

Analista do seguro social – para profissionais de nível superior, nas áreas de Reabilitação Profissional (702), Serviço Social (463 vagas) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).

Os salários para os cargos e áreas informados variam entre R$ 5.447,78 e R$ 8.357,07. Caso o novo concurso INSS seja autorizado, o edital oficial vai listar todos os requisitos e as atribuições das funções ofertadas.

Leia também

você pode gostar também