Alguns consumidores já perceberam descontos na conta de luz elétrica no mês de janeiro de 2022. A boa notícia entusiasmou os consumidores, que não esperavam a diminuição nos valores. Para quem ainda não recebeu a conta de luz de janeiro, ela poderá vir mais barata para algumas pessoas.
- Confira os direitos de quem trabalha aos domingos e feriados
- Auxílio Brasil: saiba como é possível fazer o saque das parcelas em 2022
Esse desconto poderá ser concedido graças a um programa, lançado em agosto de 2021 pelo governo federal, que permite um bônus para os consumidores que conseguiram reduzir o consumo.
Conta de luz de janeiro virá mais barata?
Conforme o programa do governo federal, o mínimo da redução da conta de energia será de 10% e pode chegar a 20%. Por se tratar de uma lei, todas as distribuidoras de energia devem seguir as regras de concessão dos descontos.
Em números reais, o desconto será de R$ 0,50 para cada quilowatt-hora (kWh) do total de energia que foi economizada. Para isso, é preciso que as somas dos gastos de energia no período de setembro a dezembro de 2021 sejam menores, no mínimo em 10%, se comparado ao ano de 2020.
O crédito será concedido como um bônus na conta que chegar no mês de janeiro, conforme estabelecido na lei. Assim, é importante ficar atento às informações e conferir se o bônus foi repassado.
O cliente que conseguiu fazer a economia e não recebeu o desconto poderá contestar, por meios legais, o direito previsto na lei.
É importante destacar ainda que são integrados a este programa os clientes de baixa tensão, chamado de Grupo B e para aqueles de média tensão, que compõe o Grupo A. Nesse caso, incluem-se também os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica.
De acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abraade), os descontos gerais concedidos em janeiro podem chegar a R$ 1,62 bilhão.