Economia libera calendário de feriados para servidores em 2022

Ano que vem contará com apenas um feriado prolongado. Confira o calendário de feriados para servidores em 2022.

Foi divulgada nesta quarta-feira, 22 de dezembro de 2021, no Diário Oficial da União, a portaria do Ministério da Economia, que informa o calendário de feriados para servidores em 2022, no âmbito da administração pública federal.

continua depois da publicidade

O próximo ano será escasso de grandes feriados em dias úteis, que podem ter emenda. O único prologado, que pode ser emendado com o final de semana, é a Paixão de Cristo, no dia 15 de abril, que tradicionalmente já cai em dia de sexta-feira.

Além desse feriado nacional, há festejos estaduais e municipais, como carnaval, que é ponto facultativo e varia conforme o município. Algumas cidades não adotam essa folga. O carnaval vai de segunda a quarta-feira, nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março, no ano de 2022.

Calendário de feriados para servidores em 2022

Em 2022, três feriados nacionais serão celebrados nos fins de semana, começando com 1º de janeiro, dia da Confraternização Universal e celebração do Ano-Novo, que será sábado. Além disso, os dias 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal) caem no domingo.

continua depois da publicidade

Também são considerados feriados nacionais os dias 21 de abril (Tiradentes), 07 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República). Na lista divulgada, o Ministério da Economia também classifica como ponto facultativo os dias 16 de junho (Corpus Christi) e 28 de outubro (Dia do Servidor Público).

Confira, a seguir, a lista completa:

Data

Dia da semana

Feriado ou ponto facultativo

01 de janeiro

SábadoConfraternização Universal
15 de abrilSexta-feira

Paixão de Cristo

21 de abril

Quinta-feiraTiradentes
01 de maioDomingo

Dia do Trabalho

16 de junho

Quinta-feiraCorpus Christi
07 de setembroQuarta-feira

Dia da Independência

12 de outubro

Quarta-feiraNossa Senhora Aparecida
28 de outubroSexta-feira

Dia do Servidor Público

02 de novembro

Quarta-feiraFinados
15 de novembroTerça-feira

Proclamação da República

25 de dezembro

Domingo

Natal

Além dos feriados nacionais informados, é importante atentar-se aos feriados estaduais e municipais, conforme localidade, onde os serviços considerados essenciais deverão ser garantidos nesses dias.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade