Mais de 1 milhão de pessoas devem devolver o auxílio emergencial; entenda

Governo federal entra em contato com mais pessoas para que haja a devolução do auxílio emergencial pago de forma indevida.

O governo federal notificará mais de 1 milhão de pessoas para que elas possam fazer a devolução do auxílio emergencial. Quem não devolver o dinheiro poderá ter problemas com a Justiça no futuro.

continua depois da publicidade

O auxílio emergencial começou a ser pago em 2020, quando foram repassadas cinco parcelas de R$ 600 e quatro de R$ 300. Em 2021, o governo modificou o benefício e ofereceu sete parcelas com valores que variavam conforme cada caso.

Notificação da devolução do auxílio emergencial

Segundo o anúncio do Ministério da Cidadania, o governo federal entrará em contato com as pessoas por meio de SMS e apenas pelos números 28041 ou 28042. Nenhuma outra forma será utilizada. Ou seja, se você receber uma mensagem no WhatsApp, e-mail ou ligação, desconfie, pois provavelmente se tratará de um golpe.

Além disso, lembre-se de verificar o número que enviou o SMS. Caso não seja um dos dois utilizados pelo governo, não forneça informações. A mensagem do governo já contará com o seu CPF e não pedirá novas informações. Nela, estará o link para que a pessoa possa acessar uma página online do governo federal.

continua depois da publicidade

Esta é a quarta vez que o governo envia mensagens para um novo grupo de pessoas que receberam o auxílio emergencial indevidamente. Desde agosto de 2021, o governo federal já notificou cerca de 1,2 milhão de pessoas que receberam o benefício de forma indevida.

Como devolver o auxílio emergencial

A devolução do auxílio emergencial pode ser feita a qualquer momento. Veja os passos a serem seguidos:

  • Acesso o site de devolução do auxílio emergencial;
  • Informe o seu CPF;
  • Em seguida, uma GRU será liberada com o valor do pagamento;
  • Por fim, é só pagar o boleto em qualquer banco, de forma online ou presencial. Vale ressaltar que quem já tiver DARF feito, só faltando o pagamento, não precisa seguir os passos citados anteriormente.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade