Saiba como gerar o seu CPF Digital pelo aplicativo do governo

O documento online só pode ser obtido por quem possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que possui verificação biométrica feita pela Receita Federal.

Assim como muitos documentos, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) também ganhou uma versão online. O CPF Digital, da mesma maneira que o original impresso, tem como função de armazenar dados registrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Esse documento guarda as informações de contribuintes e pessoas que fizeram sua inscrição de forma voluntária. Com o CPF no formato de aplicativo, o cidadão pode consultar esses dados e acessar outros serviços.

Como obter o CPF Digital

O documento online só pode ser obtido por quem possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que possui verificação biométrica feita pela Receita Federal. Para acessar o CPF Digital é preciso:

    1. Baixar o app (Android ou iOS) e abri-lo no celular;
    2. Informar o seu CPF;
  1. Preencher as informações pedidas pelo sistema;
  2. Gerar um código PIN para sua segurança.

Quem tem o cadastro, mas não saiba quais são os números, deve entrar em contato com a Receita Federal. Acesse pela internet a unidade do seu estado para agendar data e horário para ser atendido presencialmente.

Para que serve o CPF Digital

É importante ressaltar que a versão do CPF em cartão deixou de ser feita há alguns anos. A sequência numérica é gerada pela internet, possui um QR Code de verificação e pode ser impressa pelo cidadão.

Por meio do aplicativo, de acordo com o governo brasileiro, é possível encontrar e acessar diferentes serviços. Por exemplo:

  • Consultar a situação cadastral do seu CPF;
  • Emitir o comprovante da situação cadastral;
  • Consultar os dados registrados no cadastro;
  • Confirmar a autenticidade do comprovante de CPF.

O CPF Digital ainda possui um atendimento virtual para tirar dúvidas dos contribuintes sobre o Imposto de Renda (IR). Nesse canal, é possível receber ajuda para preencher a declaração do IR, verificar o prazo de envio e entender sobre a restituição do imposto.

Leia também

você pode gostar também