Calendário prova de vida do INSS já tem regras definidas; veja o que mudará

Prova de vida do INSS será retomada em 2022 e possui mudanças nas datas. Cronograma já foi liberado pelo governo.

Com o avanço da vacinação, o governo federal já definiu a volta da prova de vida do INSS. Ao mesmo tempo, um novo calendário foi instituído com mudança significativa nas datas da comprovação.

continua depois da publicidade

Em 2021, a pandemia forçou o governo federal a suspender provisoriamente a prova de vida. Portanto, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só serão obrigados a fazerem a comprovação a partir de 2022.

Prova de vida do INSS: mudança no procedimento

Antes da pandemia, os aposentados e pensionista deviam fazer a comprovação em datas específicas estabelecidas pelo governo. Agora, houve uma mudança no procedimento, com a prova de vida devendo ser feita no mês de aniversário do segurado.

Além disso, o INSS liberou um calendário da retomada da prova de vida de 2022. Ele é válido para quem não fez a comprovação desde novembro de 2020. Confira:

continua depois da publicidade
  • Vencimento em novembro de 2020 a junho de 2021: até janeiro de 2022;
  • Vencimento em julho e agosto de 2021: fevereiro de 2022;
  • Vencimento em setembro e outubro de 2021: março de 2022;
  • Vencimento em novembro e dezembro de 2021: abril de 2022.

Dúvidas? Entre em contato por meio do telefone 135, central de atendimento do INSS. O funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 22h. Também é possível obter esclarecimentos via aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).

O que é a prova de vida

Com o objetivo de combater fraudes com os recursos do INSS, o governo federal criou a prova de vida. Prejuízos aos cofres públicos estavam ocorrendo principalmente quando criminosos utilizavam o nome de pessoas mortas para receber dinheiro indevidamente.

continua depois da publicidade

Por isso, passou-se a exigir que o beneficiário tenha que comprovar que esteja vivo e recebendo os recursos do INSS. Para fazer a comprovação, o segurado deve ir, com documento de identidade, até a agência bancária na qual o dinheiro é depositado.

Um funcionário da instituição financeira fará o procedimento. Em situações previstas em lei, um servidor do INSS vai até a casa do aposentado ou pensionista.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade