Concurso MPU 2022: orçamento pode prever um total de 229 vagas

Concurso MPU (Ministério Público da União): déficit de pessoal efetivo nos órgãos que compõem o MPU tem crescido nos últimos anos.

O novo concurso MPU (Ministério Público da União) ainda não tem data prevista, mas no Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2022 (PLOA), divulgado em 31 de agosto de 2021, existe previsão de novas vagas.

continua depois da publicidade

Ao todo, 229 postos de trabalho podem ser preenchidos no órgão, a depender, claro, da situação fiscal e orçamentária. O PLOA 2022 ainda não foi votado no Congresso.

Se o PLOA 2022 se transformar em lei (LOA 2022) e se houver possibilidades reais de execução do previsto, é provável que as 229 vagas sejam utilizadas para a convocação de candidatos aprovados no último certame. Caso as convocações não sejam suficientes, poderá ser lançado um novo edital.

Vagas previstas no PLOA 2022

As vagas previstas estão distribuídas entre os órgãos que compõem o MPU, a saber:

continua depois da publicidade
  • 138 vagas no MPF - Ministério Público Federal;
  • 11 vagas no MPM - Ministério Público Militar;
  • 14 vagas no MPDFT - Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;
  • 62 vagas no MPT - Ministério Público do Trabalho (MPT).

As 4 vagas que completam o total almejado seriam direcionadas para a Escola Superior do MPU.

Contudo, vale sempre lembrar que a simples previsão no PLOA 2022 não indica que o concurso público do MPU possa acontecer, de fato. Por exemplo, a LOA 2021 trouxe uma previsão de 127 vagas para o Ministério Público. Porém, nós estamos nos aproximando do final de 2021, nada aconteceu e, ao que tudo indica, nada acontecerá.

continua depois da publicidade

Para acompanhar a tramitação da proposta orçamentária da União, clique no site da Câmara dos Deputados.

Concurso MPU: cargos, vagas e remuneração

Os cargos provavelmente vagos nas diversas unidades que integram o MPU são os seguintes:

  • Analista do MPU: áreas como Direito, Engenharia Civil, Biblioteconomia, Suporte e Infraestrutura, Desenvolvimento de Sistemas, Antropologia, entre outras);
  • Técnico do MPU: áreas de Administração, Tecnologia da Informação e Comunicação e Segurança Institucional e Transporte.

Quanto às remunerações, podemos citar, como exemplo, as do último concurso: foram variáveis de R$ 6.862,72 (Técnico) a R$ 11.259,81 (Analista).

continua depois da publicidade

Último concurso MPU

O último concurso do MPU foi realizado em 2018 e ofereceu no total 47 vagas, 37 delas para ampla concorrência, três para candidatos com deficiência e outras sete para candidatos que se declararem negros. Além disso, houve formação de cadastro reserva.

Todos os candidatos passaram por provas objetivas e, para o cargo de Analista, ainda houve uma avaliação discursiva.

A prova discursiva consistiu em uma dissertação, de até 30 linhas, sobre o tema Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP, fazendo parte dos Conhecimentos Básicos.

As provas objetivas, a prova discursiva e todos os demais procedimentos relacionados ao concurso MPU foram realizados nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade