Às vésperas do Enem, mais de 20 funcionários do Inep pedem demissão

O pedido de demissão coletiva dos funcionários do Inep foi justificado por fragilidade técnica do órgão e na organização do Enem 2021.

Coordenadores do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anunciaram demissão coletiva nesta segunda-feira (08/11). A notícia chegou pouco mais de uma semana antes do Enem 2021 ser realizado.

continua depois da publicidade

Mais de 20 funcionários pediram exoneração, alegando "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima [do Inep]". A Associação dos Servidores do Inep (Assinep), em nota, disse lamentar que a situação "tenha chegado a esse ponto".

Para além disso, a Assinep afirmou que os servidores que continuam no órgão trabalharão para cumprir as demandas. A Associação ainda cobrou do MEC e do governo federal uma posição sobre o problema.

“Não se trata de posição ideológica ou de cunho sindical. A despeito das dificuldades relatadas, reafirmamos o compromisso com a sociedade de manter o empenho com as atividades técnicas relacionadas às metas institucionais estabelecidas em 2021”.

Esse já é o terceiro anúncio de demissão de servidores do Inep em 2021. Em setembro, o Diretor de Tecnologia que cuidava do Enem Digital pediu exoneração. Na última sexta-feira (06/11), dois coordenares abandonaram seus cargos.

continua depois da publicidade

Enem 2021: como serão as provas?

De acordo com o cronograma da edição deste ano, os candidatos realizarão as provas em dois domingos: dias 21 e 28 de novembro. Inclusive, já é possível verificar o local de prova por meio do cartão confirmação.

Esse é encontrado no perfil do candidato no site do Inep. Assim como foi na versão de 2020, o Enem 2021 contará com avaliações impressas e digitais. A quantidade de inscritos em cada categoria é de 3.040.871 e 68.891 pessoas respectivamente.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar ainda que quem recebeu isenção na edição anterior e quem se inscreveu como pessoa privada de liberdade (PPL) terá outro cronograma de provas. Para esses, a aplicação será feita nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade