Concurso PM CE: locais de provas já podem ser consultados

Edital do concurso PM CE (Polícia Militar do Estado do Ceará) oferta 2.000 vagas para Soldado.

As provas do concurso PM CE (Polícia Militar do Estado do Ceará), regido pelo edital nº 01/2021, estão cada vez mais próximas. Ao todo, a iniciativa preencherá 2.000 vagas para o cargo de Soldado (Praça) e está sob a responsabilidade da FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Para que o candidato consulte o seu local de prova, é necessário acessar a área logada do site da FGV. Dentro da página, digite o número do seu CPF, para ter acesso à informação.

O vencimento inicial do Aluno Soldado PM CE será de R$ 2.126,93. Na categoria de Soldado PM, o valor passará a ser de R$ 4.192,72.

Ao todo, foram registradas 20.254 inscrições de candidatas às 300 vagas para o sexo feminino. Para as vagas do sexo masculino, foram computadas 66.257 inscrições às 1.700 vagas. A concorrência para cada vaga é de 67,51 para mulheres e 38,97 para homens.

Etapas do concurso PM CE

As cinco etapas do concurso PM CE, de acordo com o novo edital, são as seguintes:

  • Prova objetiva (exame intelectual), elaborada e aplicada pela FGV;
  • Exame de saúde, sob os cuidados da FGV;
  • Avaliação psicológica, sob os cuidados da FGV;
  • Exame de capacidade física, sob os cuidados da FGV;
  • Investigação social, essa única etapa sob os cuidados da SSPDS.

Todas as provas serão realizadas na capital, Fortaleza, e na Região Metropolitana.

Prova objetiva

A prova objetiva tem previsão de ser aplicada no dia 7 de novembro de 2021, com duração de quatro horas (das 14h15 às 18h15).

Os candidatos responderão a 80 questões, distribuídas em dois módulos:

  • Primeiro módulo: Conhecimentos Básicos – Língua Portuguesa / Interpretação de Texto, Raciocínio Lógico, Atualidades / História do Ceará e Noções de administração pública / Ética no serviço público;
  • Segundo módulo: Conhecimentos Específicos – Noções de Direito Constitucional / Direitos Humanos, Noções de Direito Penal Militar / Processo Penal Militar, Noções de Direito Penal, Noções de Criminologia e Segurança Pública.

Para ser aprovado nessa primeira etapa, o candidato deverá obter, no mínimo, 20 acertos em cada módulo. Todas as convocações para as etapas seguintes dependerão desse resultado na primeira etapa.

Se houver empates, eles serão decididos por critérios de maior nota em determinadas matérias e de faixa etária, conforme os detalhamentos explicitados no edital.

O concurso público da Polícia Militar cearense terá uma validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Leia também

você pode gostar também