Quem terá direito ao novo saque PIS/Pasep em 2022? Descubra aqui

Abono salarial do PIS/Pasep em 2022 será pago aos trabalhadores formais que cumprem os requisitos determinados em lei.

O dinheiro do PIS/Pasep é um direito de trabalhadores formais que cumprem as exigências do governo federal. Portanto, confira quem poderá receber o abono salarial do PIS/Pasep no ano de 2022.

continua depois da publicidade

O dinheiro do PIS/Pasep é depositado mensalmente pelas empresas privadas e pelos órgãos públicos no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O dinheiro fica rendendo até a liberação do saque, conforme calendário do governo.

Abono do PIS/Pasep em 2022

Os repasses do PIS/Pasep sofrem com atraso devido a pandemia. O ano-base de 2019 só terminou de ser pago em junho de 2021. Com isso, o ano-base de 2020 ainda não foi depositado para os trabalhadores.

Portanto, existe previsão de que sejam pagos dois abonos em 2022. O primeiro será o do ano-base de 2020 que está atrasado. O segundo seria o do ano-base de 2021. Mas, ainda não houve anúncio oficial dos calendários.

continua depois da publicidade

Quem pode sacar o abono do PIS/Pasep em 2022

De acordo com as regaras do abono salarial, para recebe o PIS/Pasep é necessário que a pessoa esteja registrada formalmente no setor público ou na iniciativa privada. Além disso, o trabalhador deve cumprir as determinações abaixo:

  • Fazer parte do PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter realizado atividades laborais por ao menos 30 dias no ano-base do saque;
  • Possuir ganhos mensais de até dois salários mínimos (em média, durante o ano-base);
  • Ser registrado na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Um salário mínimo é pago se a pessoa trabalhou um ano completo, sendo repassado meio salário para quem trabalhou seis meses e assim por diante. O mínimo é 30 dias.

continua depois da publicidade

Como é o saque do PIS/Pasep

As regras do PIS/Pasep apontam que o PIS deve ser repassado por meio da Caixa Econômica Federal. O dinheiro pode ser sacado em uma agência bancária, com o interessado devendo levar um documento de identidade em mãos.

Para pessoas que possuem o Cartão Cidadão, basta sacar no caixa eletrônico ou nas lotéricas. Dúvidas? Entre em contato com a central de atendimento da Caixa no telefone 0800-726-0207.

Já o Pasep é pago por meio do Banco do Brasil (BB) aos servidores públicos de forma automática. Portanto, o trabalhador pode sacar o dinheiro por meio do caixa eletrônico. Dúvidas podem ser tiradas no telefone 0800-729-0001.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade