O certame do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) já foi autorizado e vem sendo aguardado por muitos candidatos. 171 oportunidades serão distribuídas para cargos de níveis médio e superior. Portanto, veja o que vai cair nas provas do concurso ICMBio.
- Auxílio Brasil: João Roma confirma valor das parcelas do novo Bolsa Família
- Auxílio emergencial: 7ª parcela começa a ser paga para Bolsa Família; veja datas
O concurso anterior do ICMBio ocorreu em 2014. Naquela época, foram liberadas 271 vagas de níveis médio e superior. Pouco mais de 54 mil pessoas se registraram, com uma média de quase 200 inscritos por vaga.
Concurso ICMBio: o que pode cair nas provas
O ICMBio ainda não divulgou o edital para seu novo concurso. No entanto, já dá para começar a estudar com base no conteúdo programático dos últimos certames.
Sendo assim, veja o que provavelmente cairá nas provas do concurso ICMBio:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Atualidades;
- Ética no Serviço Público.
Agora, veja o que deve cair especificamente para os cargos, novamente baseado nos editais anteriores:
- Técnico Ambiental: Legislações específicas; Ecologia da Paisagem; Concessão florestal; Desmatamento, corte seletivo; Monitoramento ambiental; biomas e estratégias de conservação;
- Analista Ambiental: Ecologia, Conservação e Manejo da Biodiversidade; Biodiversidade, Zoologia, Botânica e História Natural; Recursos Florestais; Proteção, controle e monitoramento ambiental; Planejamento e gestão de UC; Aspectos históricos e sociais da ocupação humana na região do Complexo de Tapajós; Povos e comunidades tradicionais e a conservação da biodiversidade.
Concurso ICMBio: vagas do certame
O certame terá 171 oportunidades de início imediato. Confira a distribuição de vagas do concurso ICMBio:
- Analisa Ambiental (nível superior): 61 vagas;
- Técnico Ambiental (nível intermediário): 110 vagas.
Apesar de ainda não ter sido divulgado, é provável que as remunerações sejam entre R$ 4,4 mil e R$ 9,3 mil. Além disso, os aprovados terão direito ao auxílio-alimentação, conforme prevê a lei.
O edital do certame deve sair em breve, pois o prazo final é o mês de março de 2022, segundo o Ministério da Economia.