Auxílio Brasil: João Roma confirma valor das parcelas do novo Bolsa Família

Ministro da Cidadania, João Roma, falou sobre o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, e apontou o valor das parcelas, durante entrevista.

Durante entrevista à TV Brasil, o ministro da Cidadania, João Roma, confirmou o valor das parcelas do Auxílio Brasil, novo programa de transferência de renda que deve substituir o Bolsa Família no ano de 2022, caso seja aprovado.

continua depois da publicidade

O governo federal já enviou ao Congresso a proposta de criação do Auxílio Brasil. No momento, a proposta está na fase de produção do relatório. O parecer vem sendo realizado pelo deputado Marcelo Aro (PP - MG).

Valor das parcelas do Auxílio Brasil

De acordo com Joao Roma, o Auxílio Brasil terá parcelas de R$ 300. Os valores já haviam sido ventilados há alguns meses atrás, sendo falado por diversas fontes dentro do governo. Mas, essa é a primeira vez que quem está no comando do Ministério da Cidadania fala sobre o assunto.

Atualmente, o Bolsa Família paga em média R$ 190 aos seus beneficiários. As parcelas não possuem valores fixos, pois variam conforme a composição familiar e a situação socioeconômica dos beneficiários.

continua depois da publicidade

Auxílio Brasil seria evolução do Bolsa Família

João Roma afirmou que o Auxílio Brasil é uma evolução dos programas do governo federal, que fazem transferência de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O novo Bolsa Família deve beneficiar mais pessoas que o programa atual.

Ao mesmo tempo, ele apontou que o governo se preocupa com os gastos que terá com o programa. "Precisa ter muito cuidado e muito zelo na responsabilidade no quesito fiscal", apontou o ministro da Cidadania.

continua depois da publicidade

A questão fiscal vem sendo o principal empecilho para que haja um apoio em larga escala ao Auxílio Brasil. Até aqui, o governo não conseguiu uma fonte de recursos considerada como ideal para financiar o programa.

Por enquanto, o objetivo é adiar e parcelar os pagamentos dos precatórios, dívidas que o governo federal possui.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade