Que a Caixa Econômica Federal concede empréstimos para quem estiver com nome limpo e tem renda comprovada, isso sabemos. Mas você sabia que o banco estatal também pode conceder uma linha de crédito especial para pessoas negativadas. Ou seja, se você possui restrições no CPF tem chances de conseguir ser aprovado.
- Saiba como é possível antecipar saque das parcelas do auxílio emergencial
- Quais critérios permitem o pedido de isenção em taxas de concursos?
Para conseguir aprovação nessa fonte de recurso emergencial, a Caixa exige a penhora de algum bem do solicitante. É o conhecido como Penhor Caixa, uma modalidade que não requer pesquisa da situação cadastral.
Como conseguir o crédito da Caixa para negativados
Para ter acesso ao crédito via Penhor Caixa, um funcionário da agência fará toda uma avaliação do bem material passível de ser penhorado. Se a avaliação for positiva, a Caixa fará o encaminhamento e depositará o aporte financeiro na conta do cliente.
Tenho um carro quitado e com a documentação em dias. Posso penhorar o veículo e conseguir uma linha de crédito na Caixa? Infelizmente, não. O Penhor Caixa não funciona para veículos automotores e outros bens do tipo. O foco dessa linha de crédito é aquele rol de peças mais raras, de valor sentimental, familiar e, claro, monetário.
Dessa forma, se o bem for joias, canetas de valor, relógios e pratarias de alto valor, a concessão do crédito é feita. O cliente pagará as parcelas do empréstimo em dias, com excelentes taxas de juros e, ao final, o patrimônio é devolvido.
Caso seja necessário, o cliente ainda pode, em vez de receber o objeto de volta, realizar uma nova penhora. Mas o lado ruim é óbvio: se o empréstimo não for honrado, a joia, a caneta, a prataria ou o relógio acabará indo a leilão.
Passo a passo para fazer a solicitação
É muito simples realizar essa solicitação: basta procurar uma agência da Caixa, levando consigo os documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e, claro, o objeto de valor.
Ao assinar o contrato de empréstimo, o valor entra na sua conta de imediato. Há ainda a opção de penhora do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Nesse caso, será necessário comunicar à empresa e submeter o pedido à avaliação do gerente da Caixa.