O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) aceitou o recurso do Cebraspe em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a derrubada da liminar que suspendia o concurso PRF. A decisão partiu do desembargador federal Guilherme Diefenthaeler.
- Salário mínimo 2022: valor deve subir após nova estimativa de inflação
- Seguro-desemprego: saiba como é possível solicitar as parcelas do benefício
Na decisão, o desembargador apontou o efeito suspensivo para o retorno do certame. “Em uma análise perfunctória dos autos, que é a exigível ao momento, verifico que estão presentes os requisitos para a concessão do efeito suspensivo pretendido”, escreveu em decisão.
Sobre a suspensão do concurso PRF
O concurso PRF foi suspenso pela segunda vez no começo do mês de setembro. Dessa vez, a decisão foi após o Ministério Público ter entrado com uma ação apontando falhas na aplicação do TAF (Teste de Aptidão Física). O MPF exige as seguintes alterações:
- Anulação da barra fixa do TAF para candidatos do sexo feminino no Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Pernambuco;
- Anulação da barra fixa para todos os participantes do Piauí;
- Anulação do teste de shuttle run na Bahia;
- Anulação da corrida de 12 minutos para todo o país;
- Nova aplicação do TAF aos candidatos que foram considerados como prejudicados;
- Candidatos que passarem na reaplicação da TAF devem ser chamados;
- Impedimento de divulgação do edital da primeira fase com os convocados para o Curso de Formação Profissional. Edital só sairia após uma revisão do desempenho da reavaliação do TAF.
Sobre o concurso PRF
O concurso PRF conta com 1.500 vagas para o cargo de Policial Rodoviário Federal, sendo que a remuneração inicial prevista será de R$ 9.899,88. A banca organizadora do certame é o Cebraspe. Já foram realizadas todas as etapas, com exceção do Curso de Formação Profissional. Veja a sequência:
- Provas objetivas (1ª fase);
- Provas discursivas;
- Avaliação psicológica;
- Procedimento biopsicossocial (exclusivo para PcD);
- Heteroidentificação (somente autodeclarados negros);
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Prova de títulos;
- Avaliação médica;
- Investigação social;
- Curso de Formação Profissional (2ª fase).