Concurso Ibama: saiba o que faz um Técnico Ambiental (atribuições e requisitos)

Concurso Ibama foi autorizado com mais de 500 vagas de início imediato. Oportunidades serão de níveis médio e superior.

O concurso Ibama já foi autorizado e recentemente divulgou a comissão organizadora. Ao todo, serão ofertadas 568 vagas de início imediato. Entre as oportunidades estará a função de Técnico Ambiental, uma novidade no certame. Mas afinal, o que faz um Técnico Ambiental?

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o concurso Ibama ainda não definiu uma banca organizadora. A comissão ainda fará o relatório com as diretrizes do certame. Só depois disso que uma licitação será aberta para a escolha da banca. Em seguida, finalmente, o edital será liberado e os concurseiros saberão mais detalhes sobre as etapas e o período de inscrições.

Concurso Ibama: o que faz um Técnico Ambiental

Pela primeira vez na história do concurso Ibama, haverá oportunidades para o cargo de Técnico Ambiental. Apesar de não termos todos os detalhes das atribuições do cargo, podemos afirmar que o aprovado deverá realizar tarefas de fiscalização e licenciamento ambiental. Além disso, provavelmente, a função terá que executar as tarefas a seguir:

  • Oferecer suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais;
  • Realizar atividades de coleta, seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas.

Para concorrer às vagas de Técnico Ambiental, o interessado deverá ter nível médio, com diploma reconhecido pelo MEC. Outros critérios deverão ser apresentados quando o edital sair.

continua depois da publicidade

Concurso Ibama: vagas

Como informado, o concurso Ibama contará com 568 vagas. As oportunidades foram divididas da seguinte maneira:

  • Analista Ambiental: 96 vagas para nível superior;
  • Analista Administrativo: 40 vagas para nível superior;
  • Técnico ambiental: 432 vagas para nível médio.

Espera-se que as remunerações do concurso Ibama sejam de um pouco mais de R$ 4 mil para funções de nível médio e de mais de R$ 8,5 mil para profissões que exigem nível superior.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade