Qual é o conceito de inteligência que você tem em mente? O concurseiro que é aprovado no primeiro certame? O aluno brilhante que só tira 10 na escola? Uma pessoa que tem um excelente raciocínio lógico? Quem é um poliglota? Parcialmente, você não está errado. Entretanto, existem maneiras diferentes de demonstrar determinadas habilidades por meio da inteligência interpessoal. Continue a leitura que vamos te mostrar o que é isso e dar dicas sobre como desenvolvê-la.
O que é inteligência interpessoal?
Trata-se de uma habilidade que uma pessoa tem de se relacionar com as outras, sendo uma das mais requisitadas pelas empresas no mercado de trabalho. Afinal, um colaborador que sabe se relacionar de uma forma pacífica e cordial com os outros colegas de equipe, certamente vai agregar valor na organização.
Um indivíduo que tem uma inteligência interpessoal aguçada consegue compreender melhor os sentimentos e emoções alheias, bem como as necessidades, motivações e intenções. Geralmente, quem tem essa habilidade bem desenvolvida tem um alto nível de empatia, o que faz a convivência diária ser bem mais agradável.
Além disso, a inteligência interpessoal faz a pessoa ser bem mais amigável, simpática, extrovertida, carismática e bem-humorada. Mas isso não significa que quem é dotado de inteligência interpessoal é a melhor pessoa do mundo para se ter por perto o tempo todo.
Queremos enfatizar que tais qualidades se sobressaem, na maioria das vezes. Mas é totalmente possível se tornar uma pessoa mais influente (positivamente), confiante, com habilidades de liderança e conexão emocional.
A inteligência interpessoal permite a resolução de conflitos de uma maneira harmônica e diplomática, por causa da escuta ativa e comunicação humanizada.
Como desenvolver a inteligência interpessoal?
Se você está pensando que desenvolver a inteligência interpessoal é a coisa mais fácil do mundo, está totalmente equivocado. Por isso, conheça as nossas dicas sobre aguçar essa habilidade:
1) Esforce-se para interagir com outras pessoas
Não existe inteligência interpessoal sem interação e relacionamento. Por isso, se você é daqueles que vivem em um “casulo” e não gosta de se relacionar com as outras pessoas, faça um esforço e procure interagir com os demais, principalmente no ambiente de trabalho.
No início pode até ser complicado. Mas depois você vai notar que é até prazeroso, já que tudo na vida tem um lado positivo.
2) Tente aperfeiçoar a sua capacidade de liderança
Participar de tarefas realizadas em grupo também é uma ótima forma de desenvolver a sua inteligência interpessoal e, por consequência, a sua capacidade de liderança.
Alimentar relações com pessoas com personalidades diferentes da sua também pode ajudar bastante. Quanto maior for a sua interação com os outros indivíduos, especialmente em situações que exigem organização, melhor será para a sua inteligência interpessoal.
3) Procure ter mais empatia em sua vida
Outra maneira de desenvolver a sua inteligência interpessoal é tendo mais empatia em todos os âmbitos da sua vida. Quando nos colocamos no lugar do outro e tentamos compreender suas emoções, sentimentos e atitudes, o nosso relacionamento em sociedade fica muito mais pacífico.
E em um mundo em que se discute por tudo (onde a intolerância reina em absoluto), a empatia é uma habilidade praticamente imprescindível.
4) Bom humor e flexibilidade
A inteligência interpessoal também requer bom humor para lidar com as situações adversas do cotidiano. Não estamos falando que seja fácil “sorrir” para as adversidades, como se tudo estivesse mil maravilhas. O desafio é continuar mantendo a leveza quando tudo estiver desfavorável para você.
Ser flexível também é de grande valia, seja nas interações que exigem uma escuta ativa mais apurada ou em situações que pedem uma maior resiliência da sua parte. Não é fácil, sabemos disso, mas é totalmente possível.
5) Compartilhe conhecimentos
Uma maneira sensata de aprimorar a sua inteligência interpessoal é compartilhando os seus conhecimentos com os demais ao seu redor. Ensinar algo que você sabe para o próximo, além de ser uma atitude que vai agregar valor na vida de alguém, contribui para que o conhecimento possa ser útil quando essa pessoa precisar.
Deixar o egoísmo de lado e compartilhar conhecimento pode reforçar na sua mente aquilo que você já sabe e, de quebra, fazer toda a diferença na vida de outra pessoa próxima a você.
Agora que você sabe o que é inteligência interpessoal e conheceu dicas sobre como desenvolvê-la, que tal colocá-las em prática e ter uma das habilidades mais importantes para a sua carreira profissional? Boa sorte.