5 práticas podem te deixar ainda mais inteligente; confira a lista

As pequenas mudanças nas atividades diárias promovem desenvolvimento da inteligência, assim como de outras habilidades associadas, como a empatia, comunicação e raciocínio.

Como uma habilidade desenvolvida ao longo da vida, a inteligência pode ser exercitada com simples práticas diárias que modificam a forma do indivíduo se relacionar com adversidades. Neste sentido, afeta tanto os relacionamentos pessoais como os profissionais, porque promove maior conhecimento pessoal, autocontrole, empatia e outras qualidades notáveis.

continua depois da publicidade

Desde exercitar a mente com leituras diversas até quebrar a rotina, algumas mudanças são positivas para estimular maiores atividades cerebrais e promover saúde a todo o organismo. Desse modo, são práticas que não custam nada, mas apresentam grandes benefícios. Confira práticas que podem te deixar ainda mais inteligente a seguir:

5 práticas para exercitar a inteligência no cotidiano

1) Faça mais perguntas

Leia também

Realizar mais perguntas e questionar aquilo que está estabelecido desenvolve habilidades relacionadas à inteligência, como o pensamento crítico, a argumentação e o raciocínio lógico. Além disso, essa prática permite maior contato com diferentes perspectivas e realidades, ampliando o acervo de informações disponíveis ao indivíduo.

Portanto, aja como um curioso e um explorador, sempre fazendo novas perguntas e não aceitando fórmulas prontas. De preferência, busque estar em contato com pessoas que sabem mais do que você sobre diferentes assuntos.

continua depois da publicidade

2) Tenha leituras diversificadas

Mais do que continuar com aquele jornal diário ou nos mesmos livros de romance que encontra na livraria, é interessante investir em outros gêneros e tipos de conteúdo.

Seja uma revista científica ou um livro de receitas, todas essas informações permitem maior enriquecimento intelectual, oferecendo conhecimento em áreas diversas.

3) Pratique exercícios físicos

No geral, os exercícios físicos são responsáveis por aumentar a circulação sanguínea, regulando as taxas hormonais e renovando as células responsáveis por diferentes atividades orgânicas. Além disso, o contato com esportes permite que o indivíduo continue se desafiando, quebrando a rotina e promovendo bem-estar.

continua depois da publicidade

Por outro lado, os esportes e as atividades físicas também geram maior contato social, criando laços e relacionamentos importantes para desenvolver habilidades emocionais relacionadas à inteligência, como a própria empatia e comunicação.

4) Quebre sua rotina

Por via de regra, a rotina faz com que o cérebro entre em piloto automático para conservar energia das outras funções orgânicas. Ainda que seja positivo do ponto de vista evolutivo, há diminuição das atividades responsáveis pela regeneração cerebral.

Portanto, mudar a rota do trabalho para casa ou tirar um dia da semana para fazer algo diferente já garante benefícios importantes como a saúde. Sobretudo, são exercícios simples para o cérebro.

continua depois da publicidade

5) Estimule a sua mente com jogos

Os jogos são excelentes opções de estímulos mentais positivos, porque demandam energia e habilidades como coordenação motora, memória e raciocínio lógico. Desde versões de tabuleiro até jogos digitais, o que não falta são opções para trabalhar a inteligência enquanto se diverte.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade