Sabemos que o processo de declaração de Imposto de Renda pode não ser fácil e demanda a junção de muitos documentos. Os sistemas da Receita Federal podem não especificar os campos de preenchimento com clareza ou até mesmo apresentarem instabilidade na hora de declarar, gerando erros na sua declaração.
A boa notícia é que se você percebeu algum erro na declaração por alguma dessas ou outras hipóteses, por erro de declaração ou por esquecimento de algum dado, ainda é possível retificar. Saiba como fazer.
Como fazer a declaração retificadora?
A declaração retificadora pode ser feita através do programa da Receita Federal (download através deste link), do aplicativo Meu Imposto de Renda (download disponível para Android e iOS) ou no portal e-CAC, onde será preciso realizar o login com o CPF e a senha do portal gov.br.
Pelo programa da Receita Federal ou pelo app Meu Imposto de Renda
Nesse caso, é preciso se certificar de que você está utilizando a versão 2022. Depois, basta seguir o passo a passo:
- Abra o programa e se identifique;
- Com a ficha aberta, responda a pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer” clicando em “declaração retificadora”;
- Informe o número do recibo da declaração que você deseja retificar e clique em “retificar” no menu lateral esquerdo;
- Escolha a declaração que deseja retificar (se houver mais de uma);
- Corrija as informações que estiverem incorretas;
- Clique em “verificar pendências”, se não houver nenhuma, escolha a opção “entregar declaração”.
Pelo sistema e-CAC
Caso opte pelo sistema e-CAC, o contribuinte deverá utilizar seu login e senha cadastrados no portal gov.br e só será possível se o nível de usuário for prata ou ouro. Siga o passo a passo:
- Acesse o sistema e digite seu CPF e senha utilizada no portal;
- Clique no menu “Meu Imposto de Renda” na lateral esquerda da tela;
- Na nova tela, selecione o item “preencher declaração online” e em seguida escolha o ano da declaração que quer corrigir;
- Clique em “retificar declaração” e confirme com “sim”;
- Faça as alterações necessárias e envie a retificadora.
Por que retificar o imposto de renda 2022?
A importância da retificação está no fato dessa ser, ao final, a que vale, substituindo todas as anteriores, se houver mais de uma. Ela poderá ser enviada em até 5 anos após o envio da que foi retificada, mas só valerá se a Receita Federal ainda não tiver notificado o contribuinte ou se ele não tiver caído na malha fina.
O maior dos motivos do porquê de realizar a retificação é, portanto, evitar cair na malha fina, o que ocorre quando a Receita Federal analisa precisamente as informações da sua declaração e compara o que foi informado por você com o declarado por terceiros como bancos, empresas de planos de saúde, instituições educacionais e outras.
Na pior das hipóteses, o contribuinte poderá ser obrigado a recolher o imposto e pagar multa. Esta é de 1% ao mês, sobre o valor de imposto devido que foi calculado na declaração e será imposta mesmo se estiver sido pago. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e pode chegar a até no máximo 20% sobre o valor do imposto de renda.