Fim do mundo? Saiba o que aconteceria se as abelhas fossem extintas

Apesar do tamanho, as abelhas são extremamente importantes para a manutenção da biodiversidade do planeta e outros aspectos. Logo, pensar em um mundo sem elas é impossível.

As abelhas são animais pequenos e conhecidos pelo seu trabalho e organização em grupo. São tão importantes, que pensar em sua extinção traria consequências dignas de fim do mundo. Importantes para a biodiversidade e a economia humana, elas têm o dia 20 de maio como o Dia Mundial das Abelhas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Elas são também importantes paras as plantas, já que a maioria delas precisa de um agente externo, capaz de realizar a polinização cruzada, que resulta na produção de frutos e de sementes das plantas.

Todavia, esses organismos extremamente sensíveis sofrem muito com a agricultura e o uso de agrotóxicos. A poluição e as alterações climáticas também influenciam muito na vida das abelhas. Nesse sentido, confira o que aconteceria se as abelhas fossem extintas.

Saiba o que aconteceria se as abelhas fossem extintas

Quando falamos em abelhas pensamos logo em um bicho pequeno, no ferrão, em sua forte picada e no mel produzido por elas. Apesar de seu tamanho reduzido, elas são de extrema importância para a biodiversidade do planeta e para a economia.

Nesse sentido, ao se pensar na extinção das abelhas, é necessário pensar também que todo o mundo enfrentaria um colapso de ecossistemas, além de a agricultura e a cadeia alimentar serem praticamente impossíveis de se sustentar. Confira a seguir.

Sem as abelhas a produção de alimentos seria prejudicada

Dados da Embrapa apontam que as abelhas são responsáveis pela polinização de 90% de espécies de flores silvestres e de 75% das plantações de alimentos.

Um dos exemplos de alimentos polinizados pelas abelhas é o açaí, muito presente na região Norte do país. A Embrapa levantou que cerca de 100 espécies de abelhas ajudam na polinização desta planta, sendo a abelha-sem-ferrão a mais eficiente para o trabalho.

As abelhas são muito importantes para a cadeia alimentar

Além da importância na produção de alimentos, as abelhas também são peça fundamental para a cadeia alimentar. Isso porque muitos vegetais polinizados por elas são essenciais para a cadeia alimentar do reino animal.

A alfafa, por exemplo, é um dos alimentos mais consumidos por mamíferos herbívoros, a exemplo dos bovinos. Logo, se fossem as abelhas fossem extintas, os ecossistemas seriam inexistentes.

Abelhas representam ecossistemas saudáveis

As abelhas são conhecidas pela estrutura sensível e frágil. Suas colônias, no entanto, são construídas com o objetivo de durarem por muito tempo. Essas estruturas complexas, que chegam a abrigar mais de 80 mil indivíduos da espécie, são um grande indicador de que o habitat se desenvolve de maneira saudável, por exemplo.

São animais importantes para a economia global

As abelhas possuem um papel primordial na economia mundial. O papel que desenvolvem na agroindústria é revelador, de certa forma. Todavia, o uso de certas espécies em plantações pode ajudar em toda a colheita. Nesse quesito, a Embrapa é o principal órgão responsável por diversas pesquisas com a espécie.

Para apicultura, a matéria-prima é responsável pelo sustento de milhares de famílias no mundo todo. Geralmente realizada em pequenas propriedades, a apicultura foi responsável por ajudar o Brasil a exportar cerca de US$ 100 milhões em mel.

Leia também

você pode gostar também

‘Acerca de’, ‘a cerca de’ e ‘há cerca de’: qual é a diferença e como usar essas expressões

As expressões 'acerca de', 'a cerca de' e 'há cerca de', embora muito parecidas, possuem algumas diferenças. Confira quais são.

Nem precisa de apelido: 30 nomes curtos para bebês que já são tendência em 2023

Os nomes curtos são grandes tendências nos últimos tempos entre os mais escolhidos pelos pais para seus bebês. Confira 30 opções para se inspirar.

Caixa Tem: esqueceu a senha? Aprenda como recuperar

Existem várias maneiras de recuperar a senha do aplicativo, muito usado por cidadãos que recebem benefícios do governo.

Por que os dias da semana têm “feira”? Saiba de onde vem esse termo

Os calendários gregorianos são organizados com 7 dias na semana, sendo divididos entre segunda-feira e domingo ao longo do mês. No entanto, nem todas as pessoas entendem porque os dias da semana têm feira no nome, e nem de onde surgiu esse…

15 apelidos que viraram nomes e se tornaram populares nos cartórios

Se você vai ter filhos em breve e quer seguir as tendências dos nomes mais populares do momento, confira a lista de tendências a seguir.

Ranking dos Signos: dos mais festeiros aos mais caseiros do Zodíaco

Se você é um concurseiro que sempre está ligado nas previsões diárias do horóscopo, conheça os signos mais festeiros e os signos mais caseiros do zodíaco.