Família Addams: por que em inglês o nome da Wandinha é “Quarta-feira”?

A série “Wandinha” mal chegou no catálogo da Netflix e já se posicionou entre as tendências da plataforma de streaming após sua estreia.

No dia 23 de novembro de 2022, estreou na Netflix a série “Wednesday” (em tradução literal para o português, “Quarta-feira”), ou como chamamos aqui no Brasil: Wandinha. A produção é um spin-off de “A Família Addams”, dirigida por Tim Burton.

Como o próprio nome sugere, o enredo desvia o foco da família para focar na filha de Morticia e Gómez Addams durante sua estada na Escola Nunca Mais.

A primeira temporada da série está recebendo críticas muito positivas, graças à sua combinação de comédia de terror e ficção sobrenatural, juntamente com uma história cheia de surpresas. Mas por que em inglês o nome da Wandinha é “Quarta-feira”? Continue lendo para descobrir.

História de Wandinha e o nome “Quarta-feira”

A personagem Wandinha nasceu das mãos do cartunista americano Charles Addams, em desenho animado publicado na New Yorker, em 1938. O peculiar senso de humor da família Addams girava em torno do sombrio, do gótico e do misterioso.

Wandinha, por exemplo, era uma grande fã de decapitar bonecas e polvos, criar aranhas, e gostava de provocar seu irmão Feioso (no original em inglês: Pugsley Addams). Notavelmente, nenhum dos membros desta família tinha um nome até a série de 1960.

No caso de Wandinha, seu nome original em inglês é Wednesday Addams. Este nome vem de uma canção infantil inglesa intitulada “Monday’s boy has a pretty face”. A música é traduzida da seguinte forma:

“O menino de segunda-feira tem um rosto bonito,
A criança de terça-feira é graciosa,
A criança da quarta-feira é cheia de angústias,
A criança de quinta-feira tem muito pela frente,
A criança de sexta-feira é gentil e caridosa,
O menino de sábado trabalha duro para ganhar a vida,
E a criança nascida no dia de descanso,
É bonito e feliz e bom e alegre.”

Como o nome Wandinha se popularizou?

Na década de 1960, quando a série “A Família Addams” foi lançada, as regras de dublagem não eram unificadas, assim, era comum que os personagens mudassem de acordo com a região para se conectar melhor com o público.

Isso explica porque a personagem interpretada por Jenna Ortega, na recém-lançada série da Netflix, tem seu nome diferente em português. A mesma coisa aconteceu com outros membros da Família Addams.

Ao longo de mais de 50 anos, Wandinha foi interpretada por diferentes atrizes através de programas de televisão, no cinema e no teatro. Entre eles estão: Lisa Loring, na série mencionada de 1964 a 1966; Christina Ricci, nos filmes de 1991 e 1993, e Choë Grace Moretz, que emprestou sua voz à adaptação animada de 2019 e 2021.

5 curiosidades sobre Wandinha Addams

  1. Wandinha sempre carregava uma boneca decapitada chamada “Maria Antonieta” (em homenagem à rainha da França executada na guilhotina na Revolução Francesa);
  2. Wandinha também se caracterizou por ter grande força física, capaz de derrubar o homem mais forte;
  3. No filme de 1991, Wandinha volta a ser a garota sombria e sádica dos quadrinhos originais. Lembremos que na sequência ela tentou matar o irmão mais novo, Feioso;
  4. Atualmente, na nova versão da Netflix, a personagem de Jenna Ortega tem poderes psíquicos que a ajudarão resolver os misteriosos casos da Escola Nunca Mais;
  5. Entre as frases mais famosas de Wandinha estão: “Bela faca! Posso brincar de autópsia com ela?”, “Vou limpar meu quarto. Em troca de sua alma”, entre outras.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.