Estudando inglês: 7 dicas valiosas para se sair bem em concurso público

Se você está estudando inglês para concurso público, fique ligado em nossas dicas abaixo e aumente as chances de aprovação.

Muitos editais de concursos públicos exigem que o candidato tenha conhecimento da Língua Inglesa, dependendo do cargo disputado. Se você estiver estudando o idioma para encarar as provas do certame, continue a leitura desse artigo que traz sete dicas incríveis sobre como aprender inglês para concurso. Acredite, é possível.

Veja como aprimorar seu inglês para concurso

1) Leia bastante

Quem está estudando inglês para concurso público deve ter em mente que vai precisar lidar com textos. Dessa forma, uma ótima maneira de aprender esse idioma é lendo. A dica aqui é treinar a sua leitura com textos que sejam pertinentes à área específica do certame.

Assim você se habitua com o formato de escrita e o vocabulário. Quando mais você treinar a leitura em inglês, melhor será o condicionamento do seu cérebro, que vai estar treinado para entender as informações que estão em outro idioma. Por isso, leia bastante, combinado?

2) Gramática é essencial

O concurseiro que está estudando inglês para encarar as provas do certame precisa ficar craque na gramática, pois isso é primordial. Quer um bom exemplo? Tempos verbais e estruturas das frases. O mais interessante é que a organização frasal no inglês é similar com a do nosso idioma.

Ou seja, nada mais é, pelo menos na maioria dos casos, a combinação: sujeito + verbo + predicado (ou complemento). Em suma, treine bastante a gramática e os verbos no passado, presente e futuro. Lembra daquelas aulas de gramática e de conjugação verbal dos tempos de escola? É a mesma coisa, porém em inglês.

3) A internet pode ajudar

Se você está estudando inglês para concursos públicos, uma excelente forma de aprimorar os seus conhecimentos é fazendo cursos online e gratuitos no YouTube. Existem vários canais nesta plataforma destinados para pessoas iniciantes e que têm uma ótima didática.

Mesmo que no início você possa estranhar os sotaques e achar que não vai conseguir aprender, seja perseverante. Lembre-se de que a prática leva à perfeição. Dessa forma, que tal reservar um tempinho em sua agenda e usar a internet ao seu favor na hora de estudar inglês para passar nas provas do certame?

4) Faça simulados

Mesmo que você esteja estudando inglês para se dar bem no concurso, precisa testar como estão os seus conhecimentos, certo? E não existe melhor maneira para isso do que fazer simulados. Uma dica infalível para aprender ainda mais é a repetição. Ou seja, quanto mais você repete, maiores serão as chances de memorizar.

Sendo assim, quanto mais simulados você tiver em mãos, melhor. Lembre-se de que responder questões em inglês (sem colar) é uma ótima maneira de memorizar todo o conteúdo, já que você treina a sua mente de uma forma prática para o dia das provas.

5) Técnicas de leitura

Quando você estiver lendo um texto em inglês e compreendeu o seu enunciado, uma dica interessante que pode facilitar o seu entendimento é usar a técnica Skimming, ou seja, fazer uma leitura dinâmica (rápida) para entender a ideia principal do texto.

Depois dessa compreensão, use a técnica Scanning. Ela consiste em fazer o leitor voltar ao texto com o objetivo de encontrar termos ou palavras-chave semelhantes aos do título principal. Encontrou alguns? Marque toda a frase e veja se dá o “match” com o enunciado.

6) Estude termos relacionados ao concurso

Mesmo que o concurseiro esteja estudando inglês e falando fluentemente, é impossível dominar todas as palavras desse idioma. Para você não ficar perdido na hora de estudar, a bola da vez é se familiarizar com os termos técnicos que tenham relação com a área do concurso.

Dessa forma, faça pesquisas e procure textos (em inglês) sobre os assuntos que estão sendo cobrados pelo edital do certame. Dependendo do cargo disputado, é preciso dominar boa parte do vocabulário de política e legislação. Por isso, mãos à obra, pois sempre existe algo para aprender.

7) Faça anotações

De nada adianta você dominar bem a Língua Inglesa e até conseguir se expressar de forma clara, se “tropeçar” na hora de escrever.

E uma forma de treinar a sua escrita é fazendo anotações. Pegue algumas folhas de papel em branco e escreva frases ou expressões em inglês, preferencialmente as que tenham relação com os assuntos cobrados pelo edital.

Dessa maneira, você vai ficar craque na hora de escrever nesse idioma. Diversos concursos exigem que os candidatos façam uma redação ou um pequeno texto em inglês. E você não pode se enrolar com isso, certo?

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.