Estes são os 3 segredos para alcançar a felicidade, de acordo com a ciência

A felicidade é o objeto de estudo de cientistas, mas também a inspiração de artistas e poetas, porém, os segredos para alcançar esse sentimento estão cada vez mais próximos.

A busca pela felicidade inspirou poetas, mas também cientistas que trabalham para entender como esse sentimento se manifesta. Por consequência, uma série de estudos voltados à compreensão do comportamento e do psicológico humano tomou conta de diversas áreas do conhecimento ao longo dos séculos.

Segundo uma pesquisa realizada com mais de 10 mil participantes em 48 países do mundo, a felicidade é mais importante para as pessoas do que outras realizações pessoais, como ser rico ou ir para o céu.

A pesquisa, realizada por especialistas da Universidade de Illinois e Universidade de Virgínia, investigou as prioridades dos indivíduos em diferentes culturas.

Nesse processo de investigação, os chamados segredos para alcançar a felicidade estão se tornando práticas e técnicas que podemos adotar para garantir o bem-estar em nossas vidas. Confira os três principais a seguir:

Quais são os segredos mais importantes para alcançar a felicidade?

1) Corra riscos e saia da zona de conforto com a sua curiosidade

No geral, situações desafiadoras e incertas ou estressantes afetam diretamente a sensação de satisfação dos indivíduos. Desse modo, pessoas felizes também sabem que esse sentimento decorre de vencer as dificuldades e sair da própria zona de conforto.

De acordo com um estudo realizado em 2008 por organização dos psicólogos Todd Kashdan e Michael Steger, os indivíduos mais curiosos sentem-se mais confortáveis e satisfeitos com a vida. A pesquisa monitorou as atividades diárias dos estudantes e seus sentimentos sobre essas tarefas ao longo de 21 dias.

Nos resultados, foi observado que aqueles que se envolviam em um número maior de atividades que geram a felicidade, como ajudar os colegas ou ser voluntário em organizações, eram também os que saiam da zona de conforto constantemente. Sendo assim, a curiosidade e a quebra da rotina são fundamentais na busca pela felicidade.

2) Não fique preso aos detalhes

As pessoas felizes não tendem a ser minuciosas e apegadas aos detalhes, pois possuem uma proteção natural em relação às próprias emoções. Sendo assim, evitam desgastes e qualquer tipo de estresse associado ao perfeccionismo.

Sobre este tópico, um estudo organizado pelo psicólogo Joseph Forgas, da Universidade de New South Wales, concluiu que as pessoas com maiores tendências à felicidade são menos céticas. Nesse sentido, a pesquisa mostrou que esses indivíduos tendem a ser menos críticos, e também mais abertos a novas experiências.

Por um lado, isso os torna suscetíveis às enganações, golpes e traições. No entanto, também demonstra que não são tão desconfiados, pois não focam nos detalhes e investem tempo sendo analíticos. Desse modo, conseguem ser mais realistas porque vivem a interação abertamente, sem projetar ou criar situações em suas mentes.

3) Comemore o sucesso alheio verdadeiramente

As pessoas que são felizes de verdade tendem a comemorar as conquistas de seus amigos e familiares genuinamente, sem manifestações de sentimentos como inveja ou falsidade. Desse modo, tendem a ver essas conquistas como se fossem feitos pessoais, muitas vezes torcendo mais pelos outros do que para si mesmo.

Segundo uma pesquisa da Gallup World Poll, o melhor indicador de felicidade no ambiente profissional é se a pessoa tem ou não um melhor amigo para contar. Em resumo, essa conclusão se dá porque uma pessoa com esse tipo de relacionamento tende a ter amizades ativas e está presente nos momentos de comemoração.

Leia também

você pode gostar também

Relacionamento tóxico: estes 5 sinais indicam que a relação não é saudável

Fique por dentro dos cinco sinais que indicam que você está inserido em um relacionamento tóxico, o que não é nada saudável.

Saiba como lidar com pessoas “difíceis” usando a inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos pilares dos relacionamentos interpessoais, principalmente diante de pessoas desafiadoras, pois permite maior autocontrole e empatia.

Cargos em alta: veja 5 profissões da área de TI com grande oferta de vagas

Profissões de áreas como cibersegurança, gestão de dados e engenharia de software são cada vez mais promissoras.

Vença a procrastinação: ESTA técnica dos 5 minutos vai mudar sua vida

Se você é um concurseiro que vive procrastinando os estudos, a técnica dos cinco minutos vai acabar com este hábito.

Sinais de ansiedade no corpo: veja 18 sintomas comuns que merecem atenção

Desde tensão muscular até taquicardia e preocupação excessiva, a ansiedade se torna um problema quando começa a aparecer em níveis exagerados, prejudicando o organismo.

Você tem a Síndrome do Impostor? Estes 5 sinais te ajudam a identificar

Saiba reconhecer os sinais que podem indicar que você foi acometido pela síndrome do impostor, que é bastante comum em todo o mundo.