4 comportamentos de pessoas que são mais felizes: veja lista e aplique

A felicidade pode ser exercitada no cotidiano com alguns comportamentos e práticas que conectam o indivíduo com o seu propósito, mas também com aquilo que o faz bem.

A busca pela felicidade é um dos propósitos do ser humano, sendo estudada por diversas áreas do conhecimento, mas também uma grande inspiração para os filósofos e artistas no mundo. Neste sentido, existem algumas práticas e comportamentos de pessoas que são mais felizes, que podem aproximar o indivíduo desse sentimento no cotidiano, até nos dias mais difíceis.

Desde manter uma atitude positiva, otimista e trabalhar a gratidão, essas mudanças de pensamento e novos comportamentos trabalham a inteligência emocional. Sendo assim, estimulam o autoconhecimento e a conexão pessoal, fundamentais para entrar em contato com aquilo que causa felicidade genuína.

Quais comportamentos deixam as pessoas mais felizes?

1) Agradeça pelas coisas boas que acontecem contigo

A gratidão estimula a produção de hormônios associados ao bem-estar e à felicidade, porque promove uma sensação de plenitude e dever cumprido no organismo. Desse modo, uma forma de se aproximar da felicidade genuína é demonstrar gratidão e agradecer por tudo aquilo de bom que acontece contigo.

Desde uma refeição preparada por algum familiar até o simples ato de alguém te dar passagem ao elevador, essa prática aumenta os níveis de consciência em relação aos acontecimentos cotidianos. Portanto, busque analisar o que está acontecendo de positivo e agradeça sinceramente por cada uma delas.

2) Pratique exercícios físicos regularmente

Outra prática comprovadamente positiva para o seu organismo são os exercícios físicos e os esportes. De acordo com especialistas, essas práticas liberam endorfina no cérebro, considerado um dos principais hormônios da felicidade. Porém, estudos comprovam que a regularidade estende essa sensação também para os dias em que você não faz exercícios.

Desse modo, os esportes e os exercícios físicos geram um humor estável e equilibrado a longo prazo, trazendo ainda benefícios para a saúde mental. Sendo assim, alguns minutos de caminhada ou até mesmo treinos mais intensos aproximam o indivíduo de uma sensação verdadeira de felicidade.

3) Esteja em contato com a natureza

Estar ao ar livre promove uma importante sensação de bem-estar e saúde, principalmente quando nos afastamos um pouco da rotina familiar ou profissional. Neste sentido, é interessante investir num tempo exposto ao sol e à natureza, sendo vinte minutos o suficiente para obter bons resultados.

Uma pesquisa recente comprovou que a presença de árvores em áreas urbanas com residências está associada a um uso menor de medicamentos antidepressivos, o que associa os espaços verdes a uma saúde mental positiva. Portanto, essa interação é fundamental na busca pela felicidade e pelo equilíbrio.

4) Cultive bons relacionamentos

Uma das principais fontes da felicidade são as pessoas com as quais nos relacionamos, desde amigos e familiares até colegas no ambiente de trabalho e parceiros amorosos. Neste sentido, é importante entrar em contato com esses indivíduos, mas também sair para se divertir ou simplesmente curtir um tempo juntos.

Através da comunicação e do contato humano, conseguimos praticar a empatia, obter um senso de realização, ajudar o próximo com conselhos ou simplesmente doando nosso tempo e encontrar felicidade nesse processo. Assim, estimulamos esse sentimento em nós, mas também ajudamos os outros na busca pessoal, com benefícios a longo prazo.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.