Estes 3 comportamentos definem quem tem inteligência acima da média

As pessoas inteligentes adquirem certos padrões de comportamento para navegar em diferentes ciclos sociais, mas também balancear sentimentos e relacionamentos na vida.

No geral, as pessoas inteligentes estão inseridas nas mais diversas culturas, sendo originárias de países diversos, com religiões, hábitos e tradições particulares. Apesar disso, a inteligência é um traço universal, com alguns comportamentos em comum que permitem identificar esses indivíduos como acima da média sem muita dificuldade.

Leia também

Desde a forma com que se relacionam até as características pessoais nos diferentes espaços, a inteligência faz com que essas pessoas adotem padrões de comportamentos. Acima de tudo, o exercício constante dessa capacidade os destaca mesmo em grandes grupos. Confira a seguir três comportamentos e traços que permitem a identificação de pessoas inteligentes:

3 traços para identificar pessoas inteligentes

1) São extremamente adaptáveis

Comumente, as pessoas inteligentes conseguem selecionar traços de suas personalidades e comportamentos que são mais adequados nos diferentes círculos sociais e espaços de socialização. Neste ponto, não se trata de falsear ou atuar como outra pessoa, mas sim encaixar-se da melhor forma em grupos diferentes.

Sobretudo, esse comportamento decorre da capacidade de observação que pessoas inteligentes possuem, permitindo-as entender o que as pessoas esperam deles. Desse modo, conseguem fazer amizade mais rápido, influenciar grupos ou serem ouvidos, exercendo grande influência com mais facilidade.

Como líderes, essa é uma característica de destaque, principalmente por permitir que elas se sobressaiam em relação à concorrência, encantando clientes e conquistando parceiros. Por conta dessa adaptabilidade, transmitem confiança e autoridade com facilidade.

2) São curiosas

As pessoas inteligentes têm alto nível de consciência pessoal e um senso diferenciado de autoconhecimento. Como consequência, sabem de suas próprias limitações e o quanto não entendem sobre determinados assuntos. Porém, isso é mais um estímulo do que um problema.

Por conta dessa consciência, são questionadoras natas, sempre em contato com pessoas que saibam mais que elas para adquirir novas informações. Constantemente estão experimentando estímulos diferentes, testando habilidades diferentes, participando de atividades fora da rotina e entrando em contato com pessoas diversas.

Porque querem conhecer mais sobre diferentes campos, conseguem sair da zona de conforto e fazer perguntas difíceis que levem a caminhos inéditos. Como resultado, se destacam como pessoas flexíveis, mente aberta e comunicativas. Assim, conseguem se sobressair em relação aos grupos que fazem parte, sendo importantes representantes ou alunas exemplares.

3) São muito empáticas

Por fim, outro comportamento de destaque é a empatia, tendo em vista que são extremamente sensíveis às experiências e sentimentos de outras pessoas. Em resumo, porque possuem um alto nível de conexão pessoal e consciência individual, sendo emocionalmente inteligentes, conhecem bem sobre sentimentos, emoções e reações.

Portanto, são excelentes ouvintes e aconselhadoras, agindo tranquilamente na solução de problemas porque conseguem analisar e observar a situação de maneira empática, mas objetiva. Ainda que tomem decisões guiadas pelas emoções ou relacionamentos, tentam encontrar as melhores soluções a longo prazo, sem pensar em agradar alguma das partes envolvidas.

Como consequência, se destacam nas funções de liderança ou atendimento ao público. Acima de tudo, conseguem se colocar no lugar dos outros, tanto das vítimas quanto das outras pessoas envolvidas na situação, para obter um panorama mais amplo antes de decidir o melhor caminho para o conflito.

Leia também


você pode gostar também

7 grandes filmes da Netflix que podem transformar a sua vida

Anda meio sem motivação para prosseguir com os estudos para as provas do concurso? Conheça sete filmes da Netflix que podem te inspirar.

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.