Estas 5 profissões nunca serão substituídas ou extintas; veja a lista

Está em dúvida sobre qual carreira profissional seguir? Conheça cinco profissões que nunca serão substituídas e decole rumo ao sucesso.

É inegável que a evolução tecnológica literalmente revolucionou o mercado de trabalho. Profissões consideradas essenciais décadas atrás foram extintas para sempre. Em compensação, existem profissões que nunca serão substituídas, por mais que sejam antigas.

Curioso para saber quais são elas? Continue a leitura dessa matéria que selecionou cinco profissões que jamais serão extintas, passe o tempo que passar. Se você se identifica com alguma dessas áreas, pode investir sem medo de se arrepender depois. Confere aí.

Confira as profissões que dificilmente vão desaparecer

1) Fonoaudiólogo

Essa é uma das profissões que nunca serão substituídas. Por mais que a tecnologia faça parte da área da saúde, contribuindo para aumentar a expectativa de vida, já que auxilia no tratamento de vários tipos de doenças, ela não será capaz de substituir o Fonoaudiólogo.

As atividades desse profissional envolvem diferentes aspectos que fazem parte da comunicação humana: a linguagem escrita e oral. O Fonoaudiólogo atua no tratamento, prevenção e diagnóstico dos distúrbios da fala e da audição.

E essa tarefa as máquinas ainda não deram conta de fazer com eficiência. Para se ter uma ideia, a probabilidade dessa profissão ser automatizada é mínima. Por isso, se você pensa em investir nessa carreira, pode apostar nela.

2) Cirurgião-Dentista

Estas 5 profissões nunca serão substituídas ou extintas; veja a lista
Foto: Reprodução / Pixabay.

Outra das profissões que nunca serão substituídas. Quem trabalha na área da saúde precisa ter uma inteligência emocional extremamente aguçada para se conectar com seus pacientes e conquistar a confiança deles. O Cirurgião Dentista que o diga.

Qual seria a chance de você deixar um robô extrair dois dos seus dentes sisos ou fazer uma cirurgia de canal? Nenhuma, certo? Por isso, por mais que a tecnologia seja necessária no cotidiano desse profissional, ela não vai substituí-lo tão cedo.

A probabilidade dessa profissão ser automatiza é muitíssimo pequena. Ou seja, praticamente nenhuma. Se você sempre teve vontade de cursar Odontologia na faculdade, pode apostar sem receio, que a função de Cirurgião Dentista jamais será extinta.

3) Nutricionista

Mais uma das profissões que nunca serão substituídas. O Nutricionista é o profissional que atua na prevenção e recuperação da saúde dos seus pacientes. Todas as suas ações são baseadas na ciência da nutrição, que tem a alimentação como carro-chefe.

Por mais que esse profissional também necessite do auxílio da tecnologia em sua rotina diária, ele jamais será substituído pelas máquinas, por mais modernas que sejam. As chances dessa função ser robotizada são mínimas.

Um robô ainda não consegue fazer um minucioso exame clínico no paciente e definir uma dieta personalizada para cada pessoa atendida no consultório, pelo menos até hoje. Então, se você tem afinidade com essa área e está pensando em investir nela, manda ver.

4) Profissões que nunca serão substituídas: Músico

Uma das profissões mais antigas do mundo ainda sobrevive ao advento tecnológico e, pelo visto, não vai sucumbir tão cedo. Esse profissional trabalha com a criatividade, que é algo que as máquinas ainda não são capazes de ter.

Por mais que a Inteligência Artificial e o Aprendizado da Máquina (Machine Learning) façam parte da nossa vida e impactem diretamente várias outras profissões, os Músicos podem ficar tranquilos, principalmente aqueles que trabalham com composição musical.

A probabilidade dessa profissão ser automatizada é quase inexistente, tamanha a sua importância. Se você parar para pensar, um músico compositor profissional não desenvolve essa competência da noite para o dia. Se você tem afinidade com essa área, pode investir nela tranquilamente.

5) Cuidadores

Responda com sinceridade: você deixaria que um robô cuidasse do seu filho, pai ou mãe, durante o dia ou a noite? Provavelmente não, certo? Por mais que as máquinas consigam ser tão ágeis quanto os seres humanos, elas não têm uma qualidade primordial nessa profissão: a empatia.

Por isso, os profissionais que trabalham como Cuidadores, seja de crianças ou idosos, podem ficar tranquilos que essa função não pretende sair de cena tão cedo. Afinal, nenhum ser humano vai ser sentir confortável de ser cuidado por uma moderna máquina desprovida de sentimentos.

Quem tem afinidade com esse ramo e sempre quis ser um Cuidador de Pessoas, pode investir em suas principais habilidades para se tornar um profissional requisitado no mercado. As chances dessa profissão ser extinta são quase nulas. As relações humanas ainda são insubstituíveis.

E aí, o que você achou das profissões que nunca serão substituídas citadas nesse artigo? É sempre recomendado ficar atento para as principais tendências do mercado de trabalho, para não investir em uma carreira que possa estar com os dias contados. Boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.