Com uma melódica sonoridade, palavras ambíguas e particularidades, o nosso idioma é considerado um dos mais interessantes do mundo, mesmo que tenha sofrido influência de várias outras línguas. Essa matéria selecionou as 29 palavras mais difíceis da Língua Portuguesa.
Continue a leitura até o final e descubra como o nosso vocabulário é vasto e, por vezes, complicado, até para os nativos em Português. Aproveite também para turbinar o seu aprendizado, já que ele não ocupa espaço e pode agregar valor em sua vida profissional e pessoal.
Palavras mais difíceis da Língua Portuguesa
1. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia
Você tem aversão de pronunciar palavras longas demais ou complicadas em público, por causa do medo de errar? Então, essa palavra de 33 letras faz parte da sua vida. Pode acreditar.
2. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico
Sem dúvidas, essa é uma das palavras mais difíceis da Língua Portuguesa. Ela tem relação com uma doença aguda que se origina nos pulmões devido à inalação de cinzas vulcânicas. São “apenas” 46 letras. Quer tentar pronunciá-la?
3. Anticonstitucionalissimamente
Essa palavra tem relação com algo que é realizado de maneira contrária à constituição, ou seja, anticonstitucional. São 29 letras.
4. Coronografopolarímetro
Mais uma das palavras mais difíceis da Língua Portuguesa. Essas 22 letras significam um aparelho usado pelos astrônomos para a observação polarimétrica da coroa solar.
5. Dacriocistorrinostomia
São 22 letras que significam a comunicação através do osso lacrimal entre o meato médio do nariz e o saco lacrimal. Interessante, certo?
6. Coledocoduodenostómico
Essa palavra de 29 letras tem relação com uma abertura (cirúrgica) entre o conduto biliar comum e o duodeno.
7. Diacetilenodicarbonato
Mais uma palavra de 22 letras que significa o sal do ácido diacetilenadicarbônico.
8. Fotocromometalográfico
Trata-se do processo fotomecânico de realização de metalografia em cores. São 21 letras ao todo. Essa também é outra das palavras mais difíceis da Língua Portuguesa.
9. Meningoencefalomielite
Essas 22 letras significam a inflamação do encéfalo, das meninges e do cordão espinhal.
10. Parassimpaticomimético
Mais uma palavra de 22 letras que faz menção a tudo que produz efeito no sistema nervoso responsável pelo repouso do nosso corpo.
11. Pneumartrorradiografia
Outra das palavras mais difíceis da Língua Portuguesa, que também tem 22 letras. Trata-se da introdução de oxigênio (que vai servir de contraste) na cavidade articular.
12. Traquelatloidoccipital
Provavelmente você não faz ideia do significado dessa palavra de 22 letras (quanta coincidência). Nada mais é do que o músculo oblíquo menor da cabeça humana.
13. Histerossalpingectomia
Essa palavra de 22 letras significa a remoção do útero e das trompas de Falópio.
14. Monosialotetraesosilgangliosideo
São 32 letras que remetem a uma substância presente em alguns medicamentos que tratam doenças dos nervos.
15. Dimetilaminofenildimetilpirazolona
Que tal tentar soletrar essa palavra de 34 letras? Ela se refere a uma substância presente em diversos comprimidos para dores de cabeça.
16. Tetrabrometacresolsulfonoftaleína
Essas 35 letras remetem a um termo específico de Química. Essa também é uma das palavras mais difíceis da Língua Portuguesa.
17. Piperidinoetoxicarbometoxibenzofenona
Com 37 letras, essa palavra é uma substância presente em alguns medicamentos para cólicas estomacais.
18. Paraclorobenzilpirrolidinonetilbenzimidazol
Responda com sinceridade: você consegue soletrar essa palavra de 43 letras? Ela se refere a uma substância presente em determinados medicamentos para hemorroidas.
19. Cineangiocoronariográfico
Essas 25 letras remetem a um procedimento invasivo da área da cardiologia, que permite fazer a diagnóstico várias doenças cardíacas.
20. Afasia
É quando uma pessoa perde a capacidade de compreensão ou de se expressar por meio da linguagem.
21. Barafustar
Outra das palavras mais difíceis da Língua Portuguesa. Significa movimentos voluntários e descontrolados do corpo. É o protesto na sua essência.
22. Bazófia
Você é uma pessoa vaidosa em excesso? Se orgulha (exageradamente) das suas façanhas ou qualidades? Então, a bazófia faz parte da sua rotina.
23. Carenado
Trata-se de um adjetivo que tem relação com um animal ou objeto que possui uma saliência no dorso.
24. Cineangiocoronariografia
Nome de um complexo exame cardíaco, mais precisamente das artérias do coração. A sua função é diagnosticar possíveis doenças em desenvolvimento.
25. Dealbação
Outra das palavras mais difíceis da Língua Portuguesa que não poderiam fica de fora. Trata-se do ato de alvejar ou tornar branco. É o mesmo que branqueamento.
26. Prolegômenos
Apesar do nome nada peculiar, essa palavra significa a introdução de uma obra escrita de maneira mais expositiva e numa ótica mais abrangente.
27. Restolho
Já ouviu essa palavra? Significa tudo aquilo que sobra da cana dos cereais depois da ceifa. Em outras palavras, o resto.
28. Rubicundo
Se você tem o tom de pele mais claro, provavelmente ela já deve ter ficado rubicunda depois de passar algumas horas debaixo do sol forte. Essa palavra significa aspecto avermelhado.
29. Farfalhar
A última das palavras mais difíceis da Língua Portuguesa. Significa a produção de sons ou ruídos excessivos. Quer um bom exemplo? O barulho do vento nas folhas das árvores ou em papéis.