Estágio e Jovem Aprendiz são a mesma coisa? Conheça as diferenças

Está começando no mercado de trabalho? Fique por dentro das diferenças entre estágio e Jovem Aprendiz e escolha a opção que mais combina com as suas necessidades.

Por incrível que pareça, muita gente não conhece as diferenças entre estágio e Jovem Aprendiz e fica sem saber qual é a escolha mais coerente para começar a dar os primeiros passos no mercado de trabalho. Se esse é o seu caso, gostaríamos de lhe convidar para continuar conosco até o fim da leitura.

continua depois da publicidade

Essa matéria vai te mostrar as diferenças entre estágio e Jovem Aprendiz. Conhecer quais são elas pode fazer o futuro profissional decolar na carreira, além de aprimorar os seus conhecimentos. Confira.

Diferenças entre Estágio e Jovem Aprendiz

O que é o modelo de Estágio?

Leia também

Segundo a lei nº 11.788, de 2008, o estágio é descrito como um “ato educativo escolar supervisionado”, cujo objetivo principal é preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Os aspectos que caracterizam esse modelo são:

  • deve fazer parte do projeto pedagógico dos cursos das escolas ou universidades credenciadas pelo MEC;
  • pode ou não ser de caráter obrigatório;
  • pode ser remunerado ou não;
  • não tem vínculo empregatício com a empresa contratante;
  • é necessário o acompanhamento de um supervisor da empresa e de um professor da escola ou faculdade.

Conhecer as diferenças entre Estágio e Jovem Aprendiz é fundamental, certo? Em suma, o estágio nada mais é do que uma etapa da formação educacional dos estudantes, que pode ser obrigatória ou não.

continua depois da publicidade

O que é o programa Jovem Aprendiz?

De acordo com a lei nº 10.097, de 2000, o programa Jovem Aprendiz tem como objetivo a capacitação de jovens e adolescentes de 14 a 24 anos para o trabalho, desde que os mesmos estejam estudando. A formalização, assim como no estágio, acontece por meio de um contrato assinado entre ambas as partes e tem as seguintes particularidades:

  • deve conter a anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do jovem aprendiz;
  • o jovem aprendiz precisa obrigatoriamente estar matriculado em uma escola e frequentar as aulas, caso ainda não tenha concluído o Ensino Médio;
  • a remuneração é um salário mínimo vigente;
  • a empresa precisa emitir um certificado de qualificação profissional para todos os jovens aprendizes que concluírem o programa;
  • existem determinadas funções que não podem ser realizadas pelo jovem aprendiz, como o trabalho doméstico, além de atividades que tenham relação com a agricultura e pecuária.

Ficaram claras as diferenças entre Estágio e Jovem Aprendiz?

continua depois da publicidade

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade