Especialista explica como ansiedade pode atrapalhar os estudos; entenda

Estado de ansiedade excessiva pode atrapalhar o desempenho dos estudos para estudantes de concurso público.

Com bombardeio de informações a toda hora e em qualquer lugar, além de jornadas excessivas de trabalho e estudos no cotidiano das pessoas, alguns problemas na saúde acabaram sendo comumente observados. Uma das doenças recorrentes é a ansiedade, um transtorno psicológico que tem sido detectado em crianças, adultos e adolescentes. A seguir, veja como a ansiedade pode afetar os estudos.

Os exageros podem ocasionar a ansiedade e demais doenças. As crises de ansiedade, em sua maioria, são geradas por preocupações excessivas, seja com o trabalho, a casa, os estudos ou até mesmo com uma prova de um concurso público.

Para falar sobre o assunto, o site Concursos no Brasil entrevistou a psicóloga Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira, que trabalha no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia e no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada, onde atua como Psicóloga Hospitalar.

Como a ansiedade pode atrapalhar os estudos?

De acordo com a profissional, o estado de ansiedade é algo normal, sendo resposta natural do organismo quando são percebidas situações ameaçadoras ou aversivas. Ela antecipa um sofrimento ou perigo, marcada por sensações, como tensão, apreensão e temor.

Quando a pessoa passa a ter ansiedade de maneira frequente, intensa, e com duração excessiva, o estado pode acarretar prejuízos em diversas esferas da vida, inclusive nos estudos.

Para os estudantes que estão focados em concursos públicos, por exemplo, a ansiedade em excesso poderá diminuir os níveis de concentração, aumento da insônia, insegurança, prejudicando o aprendizado, além da sua desenvoltura no momento de fazer as provas.

Como lidar com a ansiedade?

Segundo Ketlin, as pessoas ansiosas tendem a “nutrir pensamentos negativos sobre as situações e suas habilidades de lidar com elas”. Para evitar esse estado, é importante que o estudante saiba dividir o seu tempo. Criar cronogramas específicos ou pequenas metas de estudo poderá auxiliar na organização do tempo destinado aos conteúdos que devem ser estudados.

A organização do ambiente de estudo também pode auxiliar no aumento do desempenho, de modo que manter o local de estudos livre de distrações pode ajudar a melhorar a concentração e absorção dos conteúdos.

Além disso, uma rotina saudável, incluindo boa alimentação, exercício físicos e noites regulares de sono, também contribuem nesse processo.

Uma dica é que quando se sentir mais ansioso, tente fazer a respiração diafragmática. Ela consiste em inspirar lentamente pelo nariz até encher bem os pulmões de ar, segurar por uns 2 ou 3 segundos, depois soltar o ar pela boca.

Caso a ansiedade se manifeste em forma de crises intensas e frequentes, ou em um estado constante de apreensão e tensão, levando a prejuízos significativos, é importante procurar um acompanhamento profissional (psicólogo e/ou psiquiatra) para conseguir lidar melhor com os sintomas.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.