Escola do Trabalhador 4.0 tem cursos gratuitos de capacitação em tecnologia

Projeto é uma parceria entre pastas ministeriais e busca auxiliar na promoção de uma qualificação gratuita para trabalhadores brasileiros.

Uma parceria firmada entre o Ministério da Defesa (MD) e o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) visa promover a Escola do Trabalhador 4.0, projeto que trabalha para promover uma maior capacitação do trabalhador brasileiro, oferecendo cursos gratuitos na área de tecnologia.

continua depois da publicidade

Visando também auxiliar os alunos na recolocação profissional dentro do mercado de trabalho, a plataforma trabalha promovendo um processo que envolve a unificação e análises de dados dos trabalhadores que fazem parte do sistema de recomendação de profissões.

Cursos gratuitos na Escola do Trabalhador 4.0

A Escola do Trabalhador 4.0 surgiu como uma ferramenta de apoio no processo de capacitação de brasileiros que desejam entrar ou se recolocar no mercado de trabalho. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Defesa, juntamente ao Ministério do Trabalho e Previdência providenciarem toda a promoção necessária para o projeto.

Leia também

Dessa fornma, são ofertados cursos on-line e gratuitos na área de tecnologia e produtividade. Ao cursar alguma das oportunidades, o trabalhador se prepara para exercer um ofício, além da iniciativa ser uma aliada na promoção de alterações nos índices de desemprego.

continua depois da publicidade

Os interessados podem acessar o site da Escola do Trabalhador 4.0 e conferir as oportunidades para os cursos gratuitos. As informações são de fácil acesso e o interessado ainda pode seguir algumas instruções disponíveis no próprio endereço.

A lista de cursos inclui oportunidades nas áreas de Produtividade Pessoal, Introdução à Programação, Produtividade Colaborativa, Administrador de TI, Desenvolvedor e Programador de Software e outras carreiras ligadas à tecnologia.

Lista de cursos

A Escola do Trabalhador 4.0 é responsável por disponibilizar uma grande variedade de cursos online e gratuitos, disponíveis para o trabalhador brasileiro. A parceria entre Ministérios e Microsoft permite que cada dia mais trabalhadores se sintam atualizados e em condições de se inserir no mercado de trabalho.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, as oportunidades são voltadas praticamente para a área de tecnologia e produtividade e são divididas em 24 seções, cada uma delas destinadas a cursos diferentes. Assim, a lista de cursos inclui oportunidades mais básicas e outras mais complexas, com assuntos mais específicos como programação e desenvolvimento. A lista completa está disponível no site da Escola do Trabalhador 4.0:

  • Curso de Excel;
  • Curso de Word;
  • Introdução aos conceitos básicos do Azure;
  • Desenvolvedor e Programador de Software;
  • Proteção de dados na nuvem;
  • Analista de dados;

Escola do Trabalhador 4.0 e Caminho Digital

A Escola do Trabalhador 4.0 é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Previdência, em companhia do Ministério da Defesa, para a promoção de qualificação e inserção do trabalhador brasileiro no mercado de trabalho.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, a Escola do Trabalhador 4.0 faz parte do programa Caminho Digital, e em conjunto oferecem cursos gratuitos em áreas de tecnologia e produtividade, buscando auxiliar milhões de brasileiros a se prepararem melhor para as exigências do mercado de trabalho.

O Caminho Digital é um programa do Ministério do Trabalho e Previdência, que busca melhor preparar o trabalhador para encarar os desafios impostos pelo mercado de trabalho. Nesse sentido, seu objetivo principal é centralizar e promover iniciativas de capacitação capazes de desenvolver habilidades digitais e inserção profissional nos moldes da Economia 4.0.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade