Veja para que servem as teclas F1 a F12 do seu teclado

Essas teclas são conhecidas por serem de fácil acesso, possibilitando o uso de funcionalidades mais diversas em seu computador.

O teclado do computador possui diversas teclas que possuem as mais variadas funções. Caso a curiosidade seja muito forte, em algum momento a dúvida surgiu sobre as teclas F1 a F12 do teclado e para que elas servem.

Essas teclas são conhecidas por suas funções rápidas, que tem como objetivo facilitar a vida do usuário de sistemas operacionais distintos, como o Windows (Microsoft) e o da Apple, o Mac. Usuários que possuem algum tipo de deficiência podem usar os atalhos do teclado, mais eficientes que telas sensíveis ao toque.

Para que servem as teclas F1 a F12 do teclado

F1

No Windows, essa tecla abre o menu de ajuda do programa usado. Quando pressionado ao mesmo tempo que a tecla Ctrl, sua função é deixar escondido ou mostrar o menu de opções de programas como Excel e Word.
Quando apertado com Shift, a tecla F1 mostra a tela “mostrar formato”. No Mac, a tecla F1 em conjunto com o ícone da lâmpada é responsável por reduzir o brilho da tela. Já no Word, se pressionarmos as teclas Fn + F1, o computador desfaz a última ação.

F2

Em programas como o Microsoft Office, a combinação entre as teclas Alt + Ctrl + F2 faz abrir a biblioteca de documentos. No Word o atalho Ctrl + F2 abre uma prévia da impressão do arquivo. No Mac, a tecla F2 é responsável por aumentar o brilho da tela.

F3

Essa tecla abre a função de busca no explorador do Windows, Firefox e Chrome. Se usada no Word, a tecla F3 copia todo o conteúdo selecionado para a área de transferência. Shift + F3 muda a letra de maiúscula para minúscula.

F4

O atalho Alt + F4 é a forma mais fácil de se fechar uma janela. Entretanto, se está a usar o Mac, a tecla F4 ativa e desativa o Launchpad, uma ferramenta usada para encontrar e abrir aplicativos no Mac.

F5

A utilização clássica desta tecla permite que a página da web seja atualizada. Para limpar o cache, entretanto, basta usar a combinação Ctrl + F5. A tecla também serve para iniciar uma apresentação no PowerPoint e no Office ela serve para abrir a modalidade “localizar e substituir”.

F6

Ao usar o Word, a combinação Ctrl + Shift + F6 permite que o usuário mude facilmente de documento. Já no Mac, a tecla F6 serve para aumentar a intensidade da luz do teclado.

F7

No Windows, o atalho Alt + F7 abre a função de verificação ortográfica e gramatical (no Word). É possível também usar a combinação Shift + F7 e acessar o dicionário de sinônimos.

F8

Apertando F8 no Windows o computador ativa o modo seguro. No Mac, caso esteja sendo usado o Word, o atalho F8 serve para ampliar uma seleção de uma palavra ou de um trecho do texto.

F9

Quando acionado, o F9 permite enviar e receber e-mails em aplicativos específicos. No Windows, Ctrl + F9 serve para inserir campos vazios. Já no Mac, a tecla é usada para atualizar campos selecionados.

F10

Essa tecla permite marcar elementos de uma janela ativa e passar para outra. F10 + Shift abre o menu da área de trabalho quando clicamos com o botão direito do mouse. A combinação Ctrl + F10 maximiza a janela.

F11

A tecla F11 serve para colocar o computador em tela cheia. No Mac, entretanto, a tecla F11 serve para reduzir o volume.

F12

Usuários de Word devem usar a tecla F12 para salvar seus documentos de texto. A função Shift + F12 permite que o documento seja salvo de forma automática. Por outro lado, F12 + Ctrl possibilita abrir um documento. Para imprimir documentos no Word, use a combinação Ctrl + Shift + F12.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.