Neste domingo, 13, mais de 3 milhões de estudantes devem realizar a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A aplicação da prova terá duração máxima de cinco horas e meia, com redação e 90 questões objetivas referentes a linguagens e ciências humanas.
A segunda fase do exame acontece no domingo seguinte, 20. Programe-se e confira a seguir todos os detalhes sobre etapas, horários e locais de prova do Enem 2022.
Enem 2022: datas e horários
Nos dois dias do exame, os portões serão abertos ao meio-dia, com início das provas às 13h30. A saída da sala com o caderno de questões só será permitida nos 30 minutos finais de prova:
Dia 1 – 13/11, domingo
- Abertura dos portões: 12h;
- Fechamento: 13h;
- Início da prova: 13h30;
- Término: 19h;
- Conteúdo programático: redação + 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, conforme escolha na inscrição) + 45 questões de ciências humanas.
Dia 2 – 20/11, domingo
- Abertura dos portões: 12h;
- Fechamento: 13h;
- Início da prova: 13h30;
- Término: 18h30;
- Conteúdo programático: 45 questões de matemática + 45 questões de ciências da natureza.
Para evitar cenas comuns em todos os anos, quando muitos candidatos não conseguem chegar a tempo e perdem o direito de fazer o exame, a orientação do Inep é sempre chegar com antecedência.
Outra recomendação é imprimir o cartão de inscrição para levar ao local. É obrigatória a apresentação de algum documento de identificação oficial com foto: RG, e-Título ou Carteira Nacional de Habilitação.
Enem Digital 2022
Quem optou pelo Enem Digital, modalidade que este ano chega à terceira edição, terá os mesmos horários e datas previstas para a prova impressa, além de conteúdo idêntico. A modalidade também é aplicada presencialmente, em locais indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Locais de prova do Enem 2022
O candidato deve consultar o local de realização do exame no próprio cartão de confirmação da inscrição, disponível no site do Inep.
Como o portal pode apresentar instabilidades em decorrência do volume de acessos simultâneos, é indicado que os vestibulandos realizem essa consulta com antecedência, o que vale tanto para o Enem tradicional como para a modalidade digital.
Além do local, o documento apresenta informações como idioma escolhido para a prova de língua estrangeira, datas do exame e solicitações de atendimento especializado, se for o caso.
Perdi o Enem: posso fazer o exame novamente?
Quem chegar atrasado não poderá realizar a prova em outra data ou local. A reaplicação do exame em data posterior só é permitida em casos excepcionais e devidamente comprovados pelo candidato, a exemplo de doenças infectocontagiosas como Covid-19, coqueluche, difteria, rubéola, sarampo e tuberculose. Nesses contextos específicos, o pedido de reagendamento estará sujeito à análise do Inep, caso a caso, e deverá ser solicitado no prazo máximo de cinco dias úteis após a última prova.