Encceja: governo libera gabarito oficial das provas; saiba consultar

O gabarito oficial das provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) está disponível.

A edição do Encceja teve a aplicação das provas no dia 28 de agosto de 2022. Apesar de ter tido mais de 1,6 milhões de inscritos, apenas cerca de 540 mil candidatos fizeram as provas de certificação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (12/09), o gabarito oficial das provas do Encceja 2022.

continua depois da publicidade

O objetivo do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é atender aqueles que não conseguiram se formar no ensino fundamental ou médio em idade regular. Para aplicação da prova deste ano, mais de 120 mil pessoas se mobilizaram para aplicar o teste em todo o território nacional.

Acesse o gabarito oficial do Encceja 2022

Para ter acesso ao gabarito oficial do Encceja, o candidato precisa ter cadastro válido no site do Governo Federal. Os gabaritos das provas podem ser acessados ainda pelo site do INEP, com login por meio de uma conta Gov.

Leia também

Diferentemente dos gabaritos, os resultados individuais do Encceja serão divulgados meses após a prova, provavelmente em dezembro. Segundo edital, quando o resultado for divulgado, os participantes poderão acessar por meio da Página do Participante, a partir do login com número de CPF e senha já cadastrada.

continua depois da publicidade

Os aprovados deste ano terão os certificados de aprovação para o nível fundamental e médio emitidos pelas secretarias estaduais de Educação e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Contudo, será possível apenas para os estabelecimentos que aderiram ao Encceja Nacional 2022, listados no sistema de inscrição, para possibilitar o processo de certificação.

Na edição do Encceja 2022, pela primeira vez, foram aceitos os documentos de identificação digitais e-Título, CNH digital e RG Digital, diretamente do respectivo aplicativo para realizar a prova.

continua depois da publicidade

Como funciona o Encceja?

prova encceja, encceja, inscrição encceja

Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

O exame de certificação deste ano do Encceja foi aplicado em 28 de agosto em todo o país. O programa testa as habilidades e competências desses jovens e adultos adquiridos junto ao ambiente escolar e fora dele. Ou seja, cria uma referência nacional para avaliação desse público.

As instituições educacionais usam esses resultados como parâmetro de certificação, permitindo a continuação da vida escolar e acadêmica. Os testes avaliativos aconteceram em mais de 600 cidades brasileiras com questões objetivas de várias matérias e mais uma de redação.

continua depois da publicidade

As disciplinas foram divididas conforme a certificação desejada pelo candidato: fundamental ou médio. Sendo que cada um deles recebeu duas provas com trinta questões objetivas cada. Por último, para o candidato ser aprovado nos testes, é necessária uma pontuação mínima de 100 pontos nas provas objetivas.

Para a redação, a nota mínima exigida é de 5 pontos do máximo de 10 que ela oferece. Dessa maneira, esse programa é uma ótima maneira para aqueles que desejam melhorar o currículo escolar e de vida.

Conforme as regras atuais para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2022, os interessados deveriam seguir as exigências:

  • Para acessar diploma de nível fundamental, o candidato precisa ter, pelo menos, 15 anos e não ter concluído o nível fundamental;
  • Para acessar o diploma de nível médio, o candidato precisa ter, pelo menos, 18 anos e não ter o diploma de nível médio.

Cronograma completo do Encceja 2022

Conforme o Inep e o Governo Federal, as datas do Encceja 2022 foram organizadas da seguinte forma:

  • Período onde as inscrições foram realizadas: 24 de maio a 4 de junho de 2022;
  • Prova Encceja Regular: 28 de agosto de 2022;
  • Prova Encceja Exterior: 18 de setembro de 2022;
  • Prova Encceja Exterior para Pessoas Privadas de Liberdade: 19 e 30 de setembro de 2022;
  • Prova Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade: 11 e 12 de outubro de 2022;
  • Resultado: provavelmente em dezembro de 2022.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade