Gabarito Encceja 2022: saiba como consultar

De acordo com o Inep, mais de 547 mil pessoas fizeram o Encceja 2022.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de 2022 aconteceram no último domingo (28) em todo o país. Ao todo, 1.683.530 se inscreveram para o exame. Desses, 308.648 (18,4%) buscam a certificação do ensino fundamental e 1.374.882 (81,6%), do ensino médio.

continua depois da publicidade

De natureza voluntária e gratuita, a prova serve para certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e o ensino médio no período regular, ou seja, com a idade apropriada. Sendo assim, o certificado equivale ao diploma de conclusão de ambas as etapas do ensino.

Como foram as provas do Encceja 2022?

Com realização anual, os candidatos precisam tirar, no mínimo, 100 pontos em cada prova, e também alcançar 5 pontos na redação dissertativa-argumentativa.

Leia também

No geral, a prova de ensino fundamental é composta por 60 questões do campo de Ciências Naturais e Matemática. Ademais, são aplicadas outras 60 questões sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.

continua depois da publicidade

Em contrapartida, as provas do ensino médio possuem 60 questões de Ciências da Natureza e Matemática. No segundo turno, o exame avalia os candidatos com 60 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação.

Quando e como consultar o gabarito oficial do Encceja 2022?

De acordo com o edital oficial da prova, o gabarito da prova Encceja 2022 será divulgado no site do Inep até o décimo dia útil após a realização do exame. Desse modo, a previsão é que as informações sejam publicadas até o dia 9 de setembro, podendo ser antecipadas.

continua depois da publicidade

Os resultados da prova, por sua vez, costumam ser divulgados meses após a realização da prova. No geral, é comum que essas informações sejam divulgadas em dezembro, com acesso por meio da página do Participante. Em todos os casos, é fundamental que os candidatos mantenham-se atualizados, sempre acessando o site do Inep.

Além disso, é possível consultar o edital na íntegra pela internet. Com publicação no Diário Oficial da União, no dia 12 de maio deste ano, o documento conta com todas as informações importantes sobre a prova, desde a aplicação até a divulgação dos resultados e emissão dos certificados individuais.

Os candidatos também podem acessar as provas e gabaritos das edições anteriores no site do Governo Federal. A expectativa é que o gabarito das provas seja divulgado também nesta página, onde já consta o tema das redações dos exames de ensino fundamental e ensino médio.

continua depois da publicidade

Cronograma do Encceja 2022

De acordo com o Inep e o Governo Federal, as datas do Encceja 2022 estão organizadas da seguinte forma:

  • Período de inscrições: 24 de maio a 04 de junho;
  • Divulgação dos locais de prova: início de agosto;
  • Prova Encceja Regular: 28 de agosto;
  • Prova Encceja Exterior: 18 de setembro;
  • Prova Encceja Exterior para Pessoas Privadas de Liberdade: 19 e 30 de setembro;
  • Prova Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade: 11 e 12 de outubro;
  • Resultado: provavelmente em dezembro.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade