Inscrições para o Prouni 2022 terminam nesta sexta; veja como se cadastrar

Candidatos ao Prouni 2022 devem cumprir todos os requisitos para realizar as inscrições pelo site do Acesso Único criado pelo MEC.

Interessados em participar do segundo semestre Programa Universidade para Todos (Prouni) têm apenas algumas horas para se candidatar. As inscrições para o Prouni 2022 terminam nesta sexta-feira (05/08) e devem ser feitas pela internet. O prazo foi prorrogado após instabilidades no sistema.

continua depois da publicidade

Aparentemente, estudantes estariam relatando problemas na plataforma de registro. Algumas vagas ofertadas no início da semana teriam desaparecido. Outro erro foi na "classificação parcial", usada para ajudar na escolha dos cursos.

Esse dispositivo foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para auxiliar os candidatos a ver quais são as notas de corte de cada curso e se aplicarem aos cursos que têm mais chance de aprovação. No entanto, a ferramenta não estava disponível no site. Por isso, os estudantes ganharam mais um dia para fazer as inscrições no Prouni.

Inscrições para o Prouni 2022: como fazer

Leia também

O Programa oferece bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. O benefício é voltado para alunos que sejam membros de famílias de baixa renda.

continua depois da publicidade

Os interessados em pleitear as vagas do segundo semestre devem realizar suas inscrições para o Prouni 2022 seguindo os passos abaixo:

  1. Entrar no site Acesso Único;
  2. Clicar no ícone do Prouni;
  3. No quadro "período de inscrições", clicar no botão "Inscreva-se";
  4. Na página seguinte, selecionar "Entrar com Gov.BR";
  5. Fazer login com CPF e senha cadastrados.

No perfil do candidato, é necessário verificar as vagas abertas e selecionar o curso que deseja pleitear. As inscrições foram abertas no dia 1° de agosto e terminam hoje, dia 05.

continua depois da publicidade

O restante do calendário do Prouni 2022 para o segundo semestre tem as seguintes datas:

  • Resultado da 1ª chamada: 8 de agosto;
  • Comprovação das informações da 1ª chamada: 8 a 17 de agosto;
  • Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto;
  • Comprovação das informações da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto;
  • Prazo para inscrever na lista de espera: 5 a 6 de setembro;
  • Resultado da lista de espera: 9 de setembro;
  • Comprovação das informações da lista de espera: 10 a 16 de setembro.

Quem pode participar do Prouni 2022

Antes de fazer as inscrições para o Prouni 2022, os estudantes precisam conferir se estão dentro dos critérios do programa. Todos os interessados devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2020 ou 2021. Esses precisam ter obtido nota mínima de 450 na prova objetiva.

Além disso, serão aceitos os alunos que tiraram qualquer nota acima de zero na redação do Enem. São contempladas pessoas com deficiência (PcD), professores da rede pública de ensino para cursos de licenciatura e pedagogia e jovens que tenham feito o ensino médio:

continua depois da publicidade
  • Completo em escola pública;
  • Completo em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada como bolsista integral;
  • Parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada como bolsista parcial ou sem bolsa;
  • Completo em escola privada, com ou sem bolsa pela instituição de ensino.

Vale ressaltar que, para concorrer às bolsas do Prouni, é necessário se encaixar no critério de renda. Estudantes que quiserem benefício integral devem ter renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio (R$ 1.818) por pessoa. Já para bolsas parciais, o critério sobe para três salários mínimos (R$ 3.636) por pessoa.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade