Estes 5 sites oferecem cursos online gratuitos e você não conhecia

A Fundação Bradesco, FGV, Sebrae, Omie.Academy e o Gov.Br são opções populares na hora de buscar especializações práticas.

A internet é uma das melhores formas de buscar uma nova especialização de forma prática, rápida e sem precisar sair de casa. No Brasil, por exemplo, existem vários sites que oferecem a possibilidade de estudar em cursos online gratuitos e aprender mais sobre a própria área de atuação.

Algumas plataformas são de instituições de renome e essenciais para alavancar a carreira. Neste sentido, é muito fácil encontrar oportunidades para usufruir de cursos online e gratuitos de centros, como a Fundação Bradesco, o Sebrae, a FGV, a Omie Academy e até mesmo a própria plataforma do governo.

Atualmente, os endereços eletrônicos deles estão recheados de aulas de vários níveis de dificuldade diferentes. Vale lembrar que todas as opções são confiáveis e a maioria ainda oferece certificados de conclusão. Assim, só é necessário escolher as opções mais compatíveis e começar a estudar.

1. Cursos do Gov.Br

O site do governo, o Gov.Br, oferece uma grande variedade de cursos de capacitação a distância. Na página de serviços, o interessado pode estudar de forma gratuita e se especializar por meio de centenas de aulas de diferentes instituições, como a Academia Microsoft, o Google, a FGV, Senai e IBM Play.

Todas se uniram na época da pandemia do novo coronavírus, dando aos empreendedores e trabalhadores a chance de se ocupar com novos aprendizados sem precisar sair de casa.

A plataforma divide os cursos por área temática. São elas as competências gerais, tecnologias de informação e comunicação (ITC), empreendedorismo, competências socioemocionais, indústria, administração, serviços, agropecuária e afins, administração pública, comércio e transporte e armazenamento.

2. Cursos online e gratuitos da Fundação Bradesco

cursos gratuitos do bradesco, cursos online gratuitos do bradesco
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

A Fundação Bradesco é uma plataforma que busca promover a inclusão e o desenvolvimento social. Ela possui uma série de oportunidades com subdivisões e temáticas específicas, de curta e média duração.

As áreas de interesse das aulas da fundação são desenvolvimento pessoal e profissional, Enem e vestibulares, negócios e inovação, programação, tecnologia da informação, produtividade e metodologias de aprendizagem.

3. Sebrae

YouTube video

Já o Sebrae é um dos sites mais populares para aqueles interessados em se especializar na área do empreendedorismo. No geral, a instituição oferece soluções empresariais e ajuda desde quem ainda deseja abrir um negócio para quem já tem o seu, e quer melhorar o rendimento.

Com mais de 300 cursos, as áreas disponíveis são: empreendedorismo, finanças, cooperação, leis, mercado e vendas, organização, planejamento, pessoas e inovação.

O Sebrae também disponibiliza cursos por WhatsApp, E-books, webinars e jogos, tornando o momento de aprendizagem ainda mais didático.

4. Fundação Getúlio Vargas

Os cursos online e gratuitos da FGV também são oferecidos para pessoas de diversas áreas de atuação. A fundação possui uma parceria com a OEG – Open Education Global, o que facilita a integração do consórcio de países que oferecem conteúdos e materiais online.

As opções mais buscadas pelos estudantes da fundação são, em sua maioria, cursos de investimentos e empreendedorismo, como “Como fazer investimentos”, “Como gastar conscientemente”, “Motivação nas organizações”, “Fundamentos da gestão de cursos” e “Como organizar o orçamento familiar”.

5. Cursos gratuitos da Omie.Academy

Da mesma forma, a Omie.Academy foca em oferecer conteúdos para empreendedores e contadores, e as melhores formas de alcançar o sucesso, potencializando as habilidades. São mais de 500 horas de estudos para escolher. O site disponibiliza lançamentos mensais para que o desenvolvimento do aluno seja contínuo.

As aulas da Omie possuem especialistas de mercado em áreas como gestão, vendas, negócios, inovação, tecnologia, comunicação, administração, marketing e finanças.

Leia também

você pode gostar também

Fies: inscrições para 2º semestre estão abertas; veja calendário oficial

Estudantes podem se candidatar ao programa federal de financiamento (Fies) até a próxima sexta-feira, 12 de agosto de 2022.

Encceja será aplicado em breve; consulte horário das provas e o que estudar

Destinado aos estudantes que não concluíram as etapas de ensino na idade correspondente, o Encceja 2022 será aplicada em breve.

MEC abre mais de 100 cursos online gratuitos; confira opções disponíveis

As aulas da plataforma são de áreas como Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Idiomas e ciências variadas.

Inscrições para o Prouni 2022 terminam nesta sexta; veja como se cadastrar

Candidatos ao Prouni 2022 devem cumprir todos os requisitos para realizar as inscrições pelo site do Acesso Único criado pelo MEC.

Prouni 2022 tem inscrições prorrogadas; veja novo prazo limite

As inscrições para o Prouni 2022 foram prorrogadas. Prazo aumentou após alunos apontarem falha no sistema online.

Prouni 2022: começa inscrição para o 2º semestre; saiba como participar

Inscrições do Prouni poderão ser feitas até o dia 04 de agosto. Programa oferece bolsas para instituições de nível superior particulares.