Enem 2022: veja prazo limite para inscrição e data oficial das provas

Termina no próximo sábado (21), as inscrições do Enem 2022. Para a realização das provas, os participantes poderão se inscrever de forma online. Confira todos os detalhes.

Os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o próximo sábado (21), data limite, para realizar as inscrições. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, nas versões digital e impressa simultaneamente.

continua depois da publicidade

Para se inscrever no Enem 2022, os candidatos devem acessar a Página do Participante, por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A taxa de inscrição é de R$ 85,00.

Mudanças do Enem 2022

Pela primeira vez, o Inep irá possibilitar que os candidatos apresentem documentos digitais como identificação no dia da prova. Serão válidos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, RG Digital ou o e-Título. Porém, o participante não poderá apresentar uma captura de tela, apenas documentos fiscais que comprovem a identificação.

Leia também

Outro avanço significativo é na área do tratamento de identidade social. O participante que se identifique como pessoa transexual, travesti ou transgênero e que deseje ser reconhecido socialmente pela identidade de gênero, será tratado por esse nome no momento da inscrição e no dia da prova.

continua depois da publicidade

Quem já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal poderá se identificar pelo nome social no momento da inscrição. Entretanto, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Já os candidatos que ainda não tenham esse cadastro na Receita podem solicitar o tratamento após a inscrição, no mesmo período de 23 a 28 de junho, também pela Página do Participante. Será necessário enviar uma foto atual e colorida de frente e verso dos documentos de identificação digitalizados.

continua depois da publicidade

Atendimento especializado

Para receber atendimento especializado no Enem 2022, os participantes deverão realizar a solicitação por meio da Página do Participante até sábado (21). O resultado do pedido será divulgado no dia 7 de junho.

Taxa de inscrição do Enem 2022

Como informado acima, o valor da inscrição para o exame é de R$ 85,00 e o pagamento poderá ser realizado por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário pago, em qualquer Casa Lotérica, banco, agência dos correios e aplicativos bancários.

Provas Enem 2022

O exame terá duração de 5 horas e 30 minutos, em cada dia, e será divido em dois domingos, 13 e 20 de novembro. Serão aplicadas 180 questões objetivas, mais uma redação dissertativa.

continua depois da publicidade

A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, com início da prova às 13h30, pelo horário de Brasília.

As provas nas versões impressa e digital serão aplicadas simultaneamente. Lembrando que, para os participantes que optarem pela prova digital, é necessário verificar se a versão estará disponível em sua cidade, pois o exame será aplicado em locais específicos.

Os gabaritos da prova serão divulgados até o terceiro dia útil após a prova, no Portal do Inep.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade