Educação

Fies: quem pode renegociar as dívidas? Até quando? Entenda as regras

Estudantes universitários com pagamento atrasado terão descontos de até 92% no valor a ser pago; prazo termina em agosto.

Por

Mais de um milhão de universitários já podem renegociar as dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Aberto em março, o prazo se estende até 31 de agosto, com descontos que variam de 12% a 92% no valor a ser pago.

“Atualmente, dos 2,6 milhões de contratos ativos, formalizados até 2017, mais de 2 milhões estão na fase de quitação”, revelam dados do governo federal.

A estimativa é que, desse montante, a taxa de inadimplentes, isto é, estudantes com atraso superior a 90 dias, represente 51,7%. Na prática, isso representa R$ 9 bilhões em dívidas, de acordo com levantamento divulgado pelo órgão.

Mas afinal, quem tem direito a renegociar as dívidas com o programa? Como funciona? Quais os valores e descontos? Confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito.

Quem pode renegociar dívidas com o Fies?

Direto ao ponto: estudantes que formalizaram contrato até o ano de 2017 e estão com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas das mensalidades.

Para checar essa possibilidade e fazer a simulação de valores e parcelas, é importante entrar em contato diretamente com a instituição bancária na qual realizou o financiamento (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal).

Qual o valor dos descontos do Fies?

Os descontos anunciados variam conforme tempo de inadimplência, perfil do estudante e formas de pagamento – confira:

Atraso de 90 a 360 dias

  • Desconto de 12% no saldo devedor;
  • Isenção de juros e multas;
  • Possibilidade de parcelamento: em até 150 vezes.

Atraso superior a 360 dias

  • Desconto de 86,5% no saldo devedor;
  • Desconto de 92% somente para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou beneficiários do auxílio emergencial;
  • Possibilidade parcelamento: em até dez vezes.

Tenho direito à renegociação: como devo proceder?

Quem se encaixa nos critérios elencados anteriormente e apresenta condições de realizar a negociação precisa pagar uma primeira prestação no valor mínimo de R$ 200.

O primeiro passo é procurar as instituições financeiras, que disponibilizam canais tanto para a simulação como para o pagamento, e escolher entre gerar um boleto somente para essa primeira parcela ou para quitação integral do valor.

Como renegociar valores do Fies com a Caixa Econômica Federal?

É possível quitar a primeira parcela ou o valor integral, à vista, em ambos os bancos. Os cerca de 800 mil estudantes vinculados à instituição financeira podem consultar o site para gerar o boleto de pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelos canais: Caixa - Fies ou 0800 726 0101.

Como renegociar valores do Fies com o Banco do Brasil

Quem está vinculado ao BB, caso de meio milhão de universitários, pode realizar a negociação pelo app. Para aderir, basta instalar o aplicativo, selecionar a opção intitulada “soluções de dívidas” e clicar em “renegociação Fies”.

Para outras informações, também é possível recorrer aos seguintes canais: site, (61) 4004-0001 (atendimento via WhatsApp) ou 0800 729 0001.

Saiba mais

Destinado à concessão de financiamento a universitários, o Fies abrange cursos superiores presenciais e com avaliação igual ou superior à nota 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

O objetivo é permitir o financiamento durante a graduação, com pagamento parcelado após a formatura. Periodicamente, são abertos novos prazos de inscrições. O cronograma mais recente foi encerrado em 11 de março de 2022.

Com informações do governo federal