Enem 2022: INEP confirma datas das provas; confira os dias escolhidos

Provas do Enem 2022 já haviam sido confirmadas pelo ministro da Educação. Oficialização ocorreu nesta sexta-feira (21/01).

O Inep confirmou as datas das provas do Enem 2022. As avaliações serão nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. A oficialização ocorreu com a publicação do cronograma no Diário Oficial da União (DOU), na edição de 21 de janeiro de 2022.

continua depois da publicidade

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada nas instituições nível superior do país. A prova ocorre anualmente, sendo organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Datas das provas do Enem 2022

Apesar da confirmação oficial ter ocorrido somente nesta sexta-feira (21/01), as datas das provas do Enem 2022 já haviam sido divulgadas anteriormente pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. Em um post nas redes sociais, ele apontou que as provas seriam em 13 e 20 de novembro de 2022.

Por outro lado, ainda não se sabe quando as inscrições da próxima edição serão abertas. No momento, o governo está voltado para a realização do Sisu, Prouni e Fies, que dependem das notas da edição anterior do Enem.

continua depois da publicidade

Mais sobre o Enem 2022

O Ministério da Educação (MEC) acredita que a versão de 2022 contará com abstenção menor dos candidatos. Nos anos anteriores, por conta da pandemia, muitos alunos ficaram receosos de fazerem as provas. No Enem 2020, por exemplo, o índice passou dos 55%.

Voltando ao Enem 2022, a edição contará novamente com a opção do Enem Digital, prova que é feita em computadores, nos locais determinados pelo Inep. Somente a redação continua sendo realizada de forma manual.

continua depois da publicidade

Ainda não foram divulgadas as exigências do Enem 2022 para os participantes. No entanto, geralmente o exame costuma exigir que o interessado leve uma caneta preta esferográfica com tubo transparente, um documento de identificação com foto e máscara (por conta da pandemia). O comprovante de inscrição é opcional.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade