Desconto na conta de luz: 35 milhões de pessoas devem ser contempladas

Confira se você estará entre os milhões de contemplados nos descontos de energia elétrica que serão dados pelo governo.

O governo federal afirmou que oferecerá desconto na conta de luz para cerca de 35,3 milhões de pessoas. Caso o consumidor tenha conseguido economizar ao menos 10% entre setembro e dezembro de 2021, estará habilitado.

continua depois da publicidade

A medida faz parte de uma promessa que foi feita no ano passado. Por conta da escassez hídrica, foi lançado o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. Isso para incentivar a redução do consumo.

No final de 2021, o país teve poucas chuvas e os reservatórios ficaram em níveis críticos. Assim, o governo pediu à população para que economizasse energia. Na época, alguns especialistas apontaram até para o risco de um apagão.

Como funciona o desconto na conta de luz

O desconto na conta de energia elétrica será dado a quem conseguiu economizar de 10 a 20% do consumo entre setembro e dezembro de 2021. No caso, a comparação será feita com o mesmo período de 2020.

continua depois da publicidade

De acordo com o que foi estipulado pelas regras do Ministério de Minas e Energia, os consumidores contemplados terão um desconto de R$ 0,50 por quilowatt-hora (kWh). Estima-se que aproximadamente R$ 2,4 bilhões em bônus serão distribuídos.

Conforme o Ministério de Minas e Energia, o programa conseguiu fazer com que 5,6 milhões de megawatt/hora (MWh) fossem economizados no país. Isso representa uma média de 4,5%.

Como faço para obter o desconto de energia elétrica?

De acordo com o governo federal, o desconto do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica será feito de forma automática na conta do mês de janeiro de 2022. Sendo assim, não será necessário se inscrever ou fazer a solicitação.

continua depois da publicidade

Quem não for contemplado pagará os valores normais, não sofrendo qualquer tipo de penalidade. Lembre-se de conferir os detalhes na sua conta para saber se você recebeu ou não o bônus.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade