Confira 19 palavras que você provavelmente escreve errado

Está se preparando para fazer a prova de redação do concurso público e precisa aprimorar o vocabulário? Conheça 19 palavras que você pode estar escrevendo errado.

Seja nas atividades do trabalho, na faculdade ou até nas redes sociais. Alguns erros de grafia são bastante comuns no dia a dia e, muitas vezes, nem os percebemos. Por isso, vamos te mostrar 19 palavras que palavras que você pode estar escrevendo errado, sem notar.

Se você está treinando para a redação do certame, recomendamos ler essa matéria até o final. Todas as palavras da lista abaixo fazem parte do nosso cotidiano e as escrevemos (e falamos) com uma certa regularidade. Preste atenção na forma correta de escrever cada uma delas e aumente suas chances de aprovação.

Palavras que você pode estar escrevendo errado

1) Exceção

Essa seguramente é uma das palavras que você pode estar escrevendo errado. Tem muito concurseiro por aí que se enrola na hora de escrevê-la. É bastante comum escrever “excessão”, que está errado. A grafia correta é “exceção”.

2) Privilégio

Muitas pessoas tendem a substituir o primeiro “i” por “e”, o que é um erro crasso. Mesmo que sonoramente possa parecer mais certo dizer “previlégio”, o certo é “privilégio”. Não confunda.

3) Através

Outra das palavras que você pode estar escrevendo errado. Muito concurseiro usa o “z” no lugar do “s” e, de quebra, não coloca acento. Evite usar essa palavra na redação, já que ela significa atravessar algo. Use “por meio de” ou “por intermédio” no lugar dela, fechado?

4) Empoderamento

É bastante provável de você já ter ficado em dúvida sobre essa palavra. Muita gente coloca a letra “n” depois do primeiro “o”. Mas não se engane, concurseiro. A grafia correta é “empoderamento”.

5) Palavras que você pode estar escrevendo errado: Asterisco

Seja sincero: pelo menos uma vez na vida você já deve ter escrito “Asterístico”, certo? Fique tranquilo, pois esse erro é mais comum do que imaginamos. “Asterisco” é a grafia correta.

6) Estupro

Essa palavra é uma das campeãs, quando o assunto é grafia e pronúncia errada. Milhares de pessoas falam e escrevem “estrupo”. De agora em diante, não vale errar mais, fechado? A forma correta é “estupro”.

7) Simplesmente

Por mais que a sonoridade dessa palavra seja “simplismente”, a sua grafia correta é “simplesmente”, com o “e” no lugar do “i”. Para você nunca mais errar, basta ter em mente a origem da palavra: Simples. Simplesmente.

8) Beneficente

Mais uma das palavras que você pode estar escrevendo errado. Muitas pessoas acabam colocando um “i” a mais depois da letra “c”, nesse adjetivo, o que está errado. A grafia correta é “beneficente”.

9) De repente

Essa palavra também deixa muito concurseiro na dúvida na hora de escrever. Mas lembre-se sempre: a grafia correta não é “Derrepente”, mas sim “De repente”, combinado?

10) Menos

Você precisa ter em mente que a palavra “menas” não existe, mesmo quando a palavra seguinte (da frase) for do gênero feminino. O correto é usar sempre “menos”. Exemplo: menos feijão, menos banana.

11) Palavras que você pode estar escrevendo errado: Identidade

É bem provável que você já tenha escrito “indentidade”, certo? Mas não existe esse “n” antes do primeiro “d”. O correto é “identidade”, sem o “n”. Muitas vezes, a pronúncia acaba nos enganando.

12) Ascensão

Como são muitos os sons da letra “s”, é normal fazer uma certa confusão, principalmente quando são diversas possibilidades que têm relação com esse som. Mas não se engane, a grafia correta é “ascensão”.

13) Entretido

Atire a primeira pedra quem nunca escreveu a palavra “entertido” ao invés de “entretido”. Esse engano é normal, já que costumamos colocar a letra “e” antes do “r”. E justamente o contrário é que o certo. Agora não vale errar mais na redação, combinado?

14) Sobrancelha

Mais uma das palavras que você pode estar escrevendo errado. Tem muita gente que ainda insiste em colocar um “m” a mais antes da letra “b”, o que está errado. A forma correta de escrever é “sobrancelha”, sem o “m”.

15) Reivindicar

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, muito concurseiro acaba colocando a letra “n” antes do “v”. Vale lembrar que a grafia “reinvindicar”, não existe. Como a pronúncia faz parecer que a existe a letra “n”, a forma correta de escrever é “reivindicar”.

16) Supérfluo

Essa palavra talvez seja surpresa para muita gente. Por incrível que pareça, a grafia correta não é “supérfulo”, mas sim “supérfluo”. É o hábito de acrescentar letras onde não tem. Faz parte do vocabulário.

17) Empecilho

Outra palavra que deixa muita gente em dúvida. Não é só porque a sonoridade faz parecer que essa palavra começa com a letra “i”, que a grafia é essa, certo? O correto é “empecilho” ao invés de “impecilho”.

18) Mexer

Provavelmente você já deve ter pensado: se “encher” é com “ch”, o correto seria “mecher”, certo? Errado, concurseiro. A grafia exata é “mexer”, sempre usando a letra “x”.

19) Subsídio

Finalmente, a última das palavras que você pode estar escrevendo errado. Muita gente, além de escrever incorretamente, também pronuncia essa palavra de maneira equivocada. Não se escreve “subcídio”, mas sim “subsídio”. Além disso, a pronúncia do segundo “s” não é com som de “z”, combinado, concurseiro?

Leia também

você pode gostar também

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.

Oscar 2023: lista completa de indicados e onde assistir cada filme

Você sempre foi fã das novidades do mundo do cinema? Então, conheça os filmes indicados ao Oscar 2023 e saiba onde assistir a cada um deles.

Mal ou mau: qual a diferença? Veja exemplos

Uma das maiores dificuldades dos falantes da língua portuguesa é descobrir quando usar corretamente os termos mau ou mal. Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, confira algumas dicas para exercitar as palavras.

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.