Concurso CBMERJ: cronograma retificado para 40 vagas

Concurso CBMERJ: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro abriu 40 vagas para Cadetes. Inscrições encerradas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) divulgou há pouco tempo o edital nº 01/2022, retificado, que visa preencher 40 vagas na corporação. O concurso CBMERJ é organizado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e prevê remuneração inicial de R$ 3.897,24. A data de pagamento da taxa de inscrição foi prorrogada até 11/10.

continua depois da publicidade

Das 40 vagas disponíveis, é preciso ressaltar que 28 vagas são de ampla concorrência e quatro são reservadas à chamada cota por hipossuficiência econômica, enquanto que oito são reservadas para candidatos negros e indígenas.

O cargo em disputa está sendo o de Cadete BM do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDPII).

Detalhes sobre o cargo do concurso CBMERJ

Leia também

Além de possuir escolaridade intermediária (nível médio completo), o candidato disputante de uma das vagas de Cadete BM 1º CFO precisa, segundo o edital, cumprir outros requisitos, tais como:

continua depois da publicidade
  • Nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Estar em dia com as obrigações militares;
  • Ter, no mínimo, 18 anos de idade;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Não ter sido demitido de cargo público;
  • Não ter sido excluído a bem da disciplina de instituição militar;
  • Não registrar antecedentes criminais;
  • Possuir conduta pública e particular irrepreensível;
  • Se já for militar, ter comportamento “bom”.

Inscreva-se no concurso CBMERJ

concurso cbmerj inscricao, inscricao cbmerj

Saiba como se candidatar. Foto: montagem / Pixabay / Canva Pro

As inscrições para o concurso CBMERJ foram encerradas, porém, por conta de instabilidades no sistema, o prazo para pagar a taxa fica aberto até 11 de outubro de 2022, no valor de R$ 94,50. O registros foram feitos no site da Fundação Getúlio Vargas.

Leia todo o edital completo e as atualizações e, se tiver dúvidas, encaminhe e-mail para concursocbmerj22@fgv.br ou ligue para o SAC da FGV: 0800 283 4628.

continua depois da publicidade

Etapas do concurso CBMERJ

Depois do processo de inscrição, o concurso terá duas fases distintas:

  • Primeira fase: prova objetiva, tendo caráter classificatório e eliminatório, realizada pela FGV, prevista para ser aplicada no dia 27 de novembro de 2022;
  • Segunda fase: teste de aptidão física, inspeção de saúde e exame documental, todas de caráter eliminatório, realizadas pelo próprio CBMERJ.

Prioritariamente todos os eventos acontecerão na cidade do Rio de Janeiro, a não ser que o número de candidatos inscritos na prova objetiva seja superior ao suportado no município, algo que é bem improvável de acontecer.

Detalhes sobre as provas

A prova objetiva terá pontuação máxima de 100 e um total de 100 questões distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira – Inglês e Sociologia. Somente será considerado aprovado quem acertar, no mínimo, 50 questões.

continua depois da publicidade

O teste de aptidão física consistirá nas seguintes provas: corrida de meio-fundo (2.400 metros), natação (100 metros), flexão e extensão de MMSS (barra fixa – três repetições) e abdominal (35 repetições).

Para a inspeção de saúde serão convocados os candidatos considerados aptos no teste de aptidão física, desde que respeitando os quantitativos estabelecidos. O resultado do exame toxicológico, por sua vez, deverá ser apresentado pelo candidato, devidamente lacrado, juntamente com os outros exames complementares listados em edital.

Por fim, o exame documental consistirá ma convocação dos candidatos que forem considerados aptos na inspeção de saúde. Nessa etapa será necessário apresentar todos os documentos relacionados no edital.

Desempate e mais informações sobre o concurso CBMERJ

Após computadas as pontuações de todas as etapas e divulgada a nota final, podem ocorrer situações de empate. Nesses casos a comissão da FGV adotará os seguintes critérios de desempate:

  • Idade igual ou superior a 60 anos;
  • Maior nota na prova de Língua Portuguesa;
  • Maior nota na prova de Matemática;
  • Exercício da função de jurado;
  • Candidato mais velho (no caso de ainda persistir o empate).

O concurso CBMERJ tem uma validade bastante curta: de apenas 20 dias, e esse prazo é improrrogável, começando a ser contado a partir da data de apresentação dos aprovados dentro do número de vagas na ABMDPII.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade