O edital nº 02/2024 do concurso PiauíPrev (Fundação Piauí Previdência) teve seu cronograma retificado, com prorrogação do prazo de inscrições. O certame visa o preenchimento de 20 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva, em cargo de nível superior. Há oportunidades específicas para candidatos negros e pessoas com deficiência.
A seleção está sob responsabilidade da banca organizadora FCC – Fundação Carlos Chagas. Além do concurso público para provimento de vagas na Fundação Piauí Previdência, o Governo do Estado vai preencher vagas para as Secretarias da Administração (Sead) e do Planejamento (Seplan), ambas com profissionais de nível superior.
Somados ao concurso PiauíPrev, serão 110 vagas imediatas e formação de cadastro reserva.
“São concursos públicos em áreas que vão engrandecer e melhorar bastante a administração pública do Estado do Piauí: analista previdenciário e analista governamental. Com técnicos especializados, vamos continuar avançando na boa execução das políticas públicas”, anunciou o governador Rafael Fonteles.
Concurso PiauíPrev: quais as vagas?
Serão preenchidas 20 vagas no cargo de Analista Previdenciário da Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev), que exige nível superior completo em qualquer área, devidamente registrado, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
A remuneração inicial ofertada a esse profissional é de R$ 11.549,35.
Concurso PiauíPrev: inscrições via internet
Os interessados em participar do concurso PiauíPrev devem se inscrever, exclusivamente via internet, até o dia 10 de julho de 2024, de acordo com prorrogação do prazo.
A solicitação deverá ser realizada por meio do site da Fundação Carlos Chagas, com a taxa de inscrição no valor de R$ 180. Acesse o endereço eletrônico indicado, localize o concurso da Fundação Piauí Previdência e preencha o formulário com as informações solicitadas.
Em alguns casos, devidamente previstos em edital, será possível solicitar a isenção desse pagamento. Os detalhes devem ser conferidos no documento de abertura.
Etapas do concurso PiauíPrev
Os candidatos deste concurso público serão avaliados por meio de provas objetivas, fase de caráter eliminatório e classificatório, previstas para serem aplicadas no dia 8 de setembro de 2024, na cidade de Teresina.
As provas objetivas serão compostas por 70 questões de múltipla escolha, que estarão distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Português;
- Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico;
- Tecnologia da Informação;
- Legislação Estadual;
- Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Previdenciário e Legislação Previdenciária;
- Direito Financeiro;
- Direito Civil e Penal;
- Contabilidade Geral e Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
- Administração Geral;
- Economia;
- Noções de Ciências Atuariais em Previdência.
Na mesma data informada anteriormente, será aplicada uma prova discursiva – estudo de caso, etapa que possui caráter eliminatório e classificatório.
Por fim, haverá ainda a etapa de prova de títulos, fase de caráter meramente classificatório.
Mais informações
Para saber mais detalhes sobre o concurso PiauíPrev, como o conteúdo que será abordado na fase de provas objetivas, é importante ler com atenção o edital de abertura. O documento está disponível no site do Diário Oficial do Estado (DOE), que pode ser localizado seguindo o passo a passo:
- Acesse o site do Diário Oficial do Estado (DOE);
- Clique em baixar a edição nº 106/2024, referente ao dia 3 de junho de 2024;
- Abra o documento e localize o edital a partir da página 325.
O edital normativo de abertura está disponível também no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas (FCC), basta clicar em “Edital nº 02/2024 – Abertura de Inscrições”. Se houver dúvidas ou reclamações entre em contato com a banca organizadora pelo telefone (11) 3723-4388.
O prazo de validade deste concurso público será de um ano, sendo prorrogável uma vez e por igual período, a critério da administração.
Sobre a PiauíPrev
A Fundação Piauí Previdência possui personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, patrimonial, técnica e financeira, e está vinculada à Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Piauí como gestora única do Regime Próprio de Previdência do Estado do Piauí – RPPS.
Ela é responsável pela concessão e gestão de benefícios previdenciários de aposentadoria, pensão por morte, arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores estaduais, civis e militares.
Atualmente, a Fundação responde pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores civis, policiais militares e bombeiros militares ativos e inativos, além de pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional do Estado do Piauí de qualquer dos Poderes e dos membros da magistratura, do Ministério Público, Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas, além da implantação e gerenciamento da Previdência Complementar.