O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) publicou o seu edital nº 15/2025, com 10 vagas mais cadastro reserva. A oferta do processo seletivo IMIP é para contratação de pessoal por tempo determinado.
São contempladas diferentes áreas de atuação, dento do setor da Saúde, visando atuação em equipe multidisciplinar. A lotação dos aprovados será na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão – DSEI/MA e em nove polos.
Vagas

Conheça a oferta do seletivo IMIP MA. Foto: montagem / Pexels / Canva
Duas vagas são para profissionais de nível médio na função de Auxiliar Administrativo. As outras oito estão distribuídas entre:
- Auxiliar de Saúde Bucal – requer nível médio mais curso específico e registro no CRO;
- Técnico em Enfermagem – requer nível técnico em Enfermagem e registro no COREN;
- Técnico em Saneamento e Controle Ambiental – requer nível técnico em Saneamento, Química, Vigilância em Saúde ou similar;
- Técnico Eletrotécnico – requer nível técnico em Eletrotécnica.
O edital prevê carga horária de 40 horas de trabalho por semana, com remunerações mensais de até R$ 3.330,00.
Inscrição
As inscrições do processo seletivo IMIP poderão ser feitas entre os dias 21 e 27 de maio de 2025, até as 17h da data final. O procedimento será realizado via e-mail, para saudeindigenaselecao.dseima@imip.org.br.
Na mensagem eletrônica devem ser anexados: ficha de inscrição preenchida e assinada, currículo preenchido e assinado, documento de identidade com foto, CPF, Declaração de pertencimento étnico e declaração de residência em aldeia.
Também devem ser enviados comprovante de requisitos, de cursos de aperfeiçoamento, de títulos e de experiência profissional.
Análise curricular
A fase de análise curricular do processo seletivo IMIP para o DSEI/MA valerá 20 pontos no total. Os critérios podem variar conforme o cargo. Todos pontuarão: ser indígena, residir em aldeia, ter ensino médio/técnico completo.
Para Auxiliar Administrativo, também será considerado tempo de experiência em área administrativa e no serviço público com atuação em processos administrativos, além de curso profissional em administração e/ou gestão de documentos.
Os demais candidatos vão receberão nota por experiência na área de formação e em atenção primária, bem como cursos de aperfeiçoamento em Atenção Básica e Saúde Indígena.
Entrevista
A etapa seguinte consistirá numa entrevista técnica, que vai avaliar conhecimentos sobre SUS/SASISUS/Atenção Básica e Política de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas/PNASPI e Controle Social.
Outros critérios são conhecimento técnico da área de atuação e habilidades de trabalho intercultural e comunicação clara e objetiva. Esses e outros detalhes você encontra no edital do processo seletivo IMIP, presente no site do órgão.