Mais uma atualização do concurso IBC RJ que visa preencher 15 vagas imediatas dentro do seu quadro. Publicado há pouco o documento no Diário Oficial da União, o Instituto Benjamin Constant acaba de definir sua comissão organizadora para o próximo certame.
Sendo assim, a próxima etapa para que o edital seja publicado é a escolha da banca organizadora que ficará a frente da elaboração, execução e acompanhamento do concurso.
A instituição tem o prazo de até cinco meses para publicar o edital de abertura, levando em consideração que sua autorização se deu no mês de dezembro de 2024. A primeira etapa do concurso público deve ocorrer, no mínimo, dois meses após a publicação do edital.
Concurso IBC: conheça as vagas autorizadas
Foi publicada a Portaria n.º 8.867, de 17 de dezembro de 2024, no site do Diário Oficial da União, edição de 18 de dezembro de 2024, que autoriza a realização de concurso público para o provimento de 15 cargos no quadro de pessoal do Instituto Benjamin Constant.
O concurso IBC terá vagas imediatas distribuídas entre as seguintes ocupações:
- 13 vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: requer nível superior;
- 1 vaga para Analista de Tecnologia da informação: exige nível superior;
- 1 vaga para Técnico de Tecnologia da Informação: oportunidade de nível intermediário.
As exigências completas e os valores que serão pagos aos profissionais serão divulgados com o lançamento o edital normativo. A responsabilidade para realização do concurso público será do Instituto Benjamin Constant.
Concurso IBC: último edital
O último concurso público do Instituto Benjamin Constant aconteceu no ano de 2013, com abertura de mais de 65 oportunidades imediatas, com vagas reservadas a Pessoas com Deficiência (PcD).
As ocupações foram direcionadas aos profissionais com grau de escolaridade médio, técnico e superior. O concurso ofereceu uma variedade de cargos em diferentes níveis de escolaridade, abrangendo funções de nível médio, técnico e superior.
As remunerações variavam de R$ 1.473,58 a R$ 2.989,33, com a possibilidade de acréscimo por titulação, caso o candidato possuísse especialização, mestrado ou doutorado.
Além do salário base, os aprovados contavam com diversos benefícios, como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio-creche e assistência à saúde.
Confira quais foram os cargos:
- Assistente de Alunos;
- Assistente em Adminstração;
- Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS;
- Técnico de Enfermagem;
- Técnico de Tecnologia da Informação;
- Técnico em Contabilidade;
- Analista de Tecnologia da Informação;
- Assistente Social;
- Enfermeiro;
- Fonoaudiólogo;
- Médico Oftalmologista/Órbita;
- Médico Oftalmologista/Retina;
- Psicólogo.
Também houve vagas para a função Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico das seguintes especialidades: Educação Física, Educação Infantil, Física, Geografia, Matemática, Química, Massoterapia, Artes e Artes Plásticas, Música e Ciências Biológicas.
Ainda na oferta de cargos para Professor, também ouve oportunidades para atuação no Ensino Fundamental do 1º segmento, História, Inglês, Língua Portuguesa, Orientação e Mobilidade, Sistema Braille e Estimulação Precoce.
Os contratados iriam trabalhar em jornadas semanais de 40 horas. A seleção foi organizada e executada sob responsabilidade do Instituto AOCP.
Avaliação dos candidatos
O concurso IBC contou com diferentes etapas e critérios de avaliação, conforme o nível e a função específica.
Para o cargo de Professor da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico/Sistema Braille, os candidatos passaram por uma prova objetiva, prova de desempenho e uma prova de títulos.
Já para o cargo de Tradutor e Intérprete de Libras, o processo incluiu uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e uma prova prática, que também possuía caráter eliminatório e classificatório.
Para os cargos de nível superior (exceto os já mencionados), o concurso contou com uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e uma prova de títulos, de caráter classificatório.
Por fim, para os cargos de Assistente de Alunos, Assistente em Administração e todos os cargos de nível técnico, os candidatos realizaram apenas uma prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório.