Um novo concurso Ministério da Saúde (MS) foi autorizado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para contratação de servidores efetivos. De acordo com a novidade, que foi divulgada nesta quinta-feira (14/11), a seleção para efetivos contará com 319 vagas imediatas.
Essas serão distribuídas entre cinco órgãos ligados à pasta, contemplando profissionais de níveis técnico e superior em diferentes áreas de formação. O aval assinado pela ministra Esther Dweck indica um prazo de seis meses para a publicação do edital. Veja o que já se sabe sobre a seleção.
Situação atual
Depois de 220 vagas ofertadas por meio do Concurso Nacional Unificado em 2023, o MS vai abrir outras 319 oportunidades em seleção própria em 2024. A autorização foi dada pelo MGI por meio da Portaria 7.780, publicada no Diário Oficial da União do dia 14 de novembro de 2024. As vagas serão distribuídas entre:
- Centro Nacional de Primatas (CENP);
- Instituto Evandro Chagas (IEC);
- Instituto Nacional de Cardiologia (INC);
- Instituto Nacional de Câncer (INCA); e
- Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).
De acordo com o documento, o próximo passo para que o concurso Ministério da Saúde seja realizado é "editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos". Para isso, a pasta deverá formar uma Comissão Organizadora primeiro, que se responsabilizará pelo planejamento de todos os detalhes do certame.
Esse grupo de trabalho também poderá escolher uma empresa para atuar como banca organizadora e colocar as etapas em prática. O MS tem até meados de maio do próximo ano para divulgar o edital. Já as provas devem ser aplicadas cerca de dois meses após as regras serem liberadas, ou seja, por volta de julho de 2025.
Caso esses prazos não sejam cumpridos, a pasta pode perder o direito de realizar o certame e deverá fazer nova solicitação.
Quais serão as vagas do concurso Ministério da Saúde?
As oportunidades vão contemplar profissionais de diferentes áreas de formação dentro do setor da Saúde. Para nível médio / técnico, a oferta será nos cargos de:
- Técnico de Enfermagem - 47 vagas;
- Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica - 28 vagas;
- Técnico em Radiologia - 9 vagas;
- Técnico I - 54 vagas.
Já para quem tem nível superior, o concurso Ministério da Saúde vai abrir funções de:
- Analista de Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica - 23 vagas;
- Analista em Ciência e Tecnologia (Junior) - 24 vagas;
- Assistente Social - 1 vagas;
- Biólogo - 3 vagas;
- Contador - 2 vagas;
- Enfermeiro - 22 vagas;
- Farmacêutico - 2 vagas;
- Farmacêutico Bioquímico - 2 vagas;
- Fisioterapeuta - 29 vagas;
- Fonoaudiólogo - 4 vagas;
- Médico - 38 vagas;
- Nutricionista - 2 vagas;
- Pesquisador (Adjunto I) - 4 vagas;
- Pesquisador (Assistente de Pesquisa I) - 2 vagas;
- Pesquisador em Saúde Pública - 13 vagas;
- Psicólogo - 2 vagas;
- Tecnologista em Pesquisa e Investigação Biomédica - 2 vagas;
- Terapeuta Ocupacional - 6 vagas.
Quais serão as etapas da seleção?
A oferta mais recente do MS foi feita por meio do CNU, mas o último certame exclusivo da pasta aconteceu em 2016. É possível que o novo concurso Ministério da Saúde siga o modelo adotado no edital de oito anos atrás. Se isso acontecer, os candidatos podem esperar uma prova objetiva com questões de:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Conhecimentos Gerais;
- Conhecimentos Específicos.
Os conteúdos podem mudar, considerando os cargos disponibilizados. Contudo, uma dica para quem tem interesse em participar da seleção é começar a estudar se baseando no que foi cobrado na edição passada.
Além dessa etapa, o concurso MS ainda pode contar com prova discursiva no formato de redação de texto dissertativo ou questão aberta. Dependendo do perfil da banca organizadora, outras etapas podem ser aplicadas, como prova de títulos, por exemplo.
Como foi o último concurso Ministério da Saúde?
Conforme dito anteriormente, a seleção anterior própria do MS foi realizada em 2016, sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN). Na época, foram ofertadas 102 vagas imediatas apenas para profissionais de nível superior nos cargos de:
- Administrador;
- Analista Técnico de Políticas Sociais;
- Contador.
As lotações contemplaram mais de 30 municípios brasileiros em todas as regiões, e mais de 27 mil pessoas se candidataram. O certame contou com provas objetiva e discursiva como métodos de classificação.
Saiba mais sobre o Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde é um órgão do Poder Executivo Federal responsável por organizar planos e políticas públicas relacionados à saúde dos brasileiros. A pasta foi criada em julho de 1953, quando foi separada do Ministério da Educação.
Em 2023, com a mudança de governo, o MS passou por algumas mudanças em sua estrutura regimental por meio dos decretos 11.358 e 11.798. A atual ministra responsável pelo órgão é Nísia trindade Lima, a primeira mulher a ocupar esse cargo de gestão.