Já estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), regido pelo edital nº 1/2022, que oferta 734 vagas remuneradas em 14 cursos profissionalizantes, ministrados em 25 municípios de 14 estados e do Distrito Federal.
O objetivo é promover a qualificação profissional de adolescentes e jovens, por meio de atividades teóricas e práticas nos cursos locais promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A formação tem duração de vinte meses e acontece nas seguintes regiões:
- AL – Maceió;
- AM – Manaus;
- BA – Alagoinhas e Salvador;
- CE – Fortaleza;
- DF – Gama;
- ES – Vitória;
- MG – Juiz de Fora;
- MS – Três Lagoas;
- PE – Ipojuca;
- PR – Campo Largo;
- RJ – Duque de Caxias, Macaé, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e São Gonçalo;
- RN – Natal;
- RS – Canoas;
- SE – Aracaju;
- SP – Cubatão, Mauá, Paulínia, Santos, São José dos Campos e São Paulo.
Edital Jovem Aprendiz Petrobras: inscrições gratuitas
Interessados terão até 22 de abril de 2022 para efetuar as inscrições pelo site da Kenoby. A responsável pelo anúncio das vagas é a Stefanini Consultoria e Assessoria, organizadora da seleção.
Programa Petrobras Jovem Aprendiz: salários e requisitos
Salário mínimo integral, décimo terceiro, vale-transporte, férias e FGTS estão entre os direitos dos aprendizes contratados, além da possibilidade de adesão à assistência previdenciária da Petrobras.
Para concorrer, são pré-requisitos ter, no ato da admissão, idade entre 14 e 22 anos e três meses completos. “A idade máxima prevista não se aplica aos candidatos(as) com deficiência”, pontua o documento.
Segundo a Agência Brasil, além da faixa etária, é necessário “estar cursando a partir do 7° ano do ensino fundamental ou ter concluído o ensino médio, conforme critérios do curso ofertado e demais requisitos estabelecidos no edital”.
Menores de idade aprovados no certame simplificado deverão contar com o responsável legal para celebração dos contratos. Os selecionados cumprirão jornadas de trabalho de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, durante o período de vinte meses.
Processo seletivo Petrobras: boletins escolares
Os inscritos serão classificados de acordo com a média aritmética obtida nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, da maior para a menor, com base no boletim escolar de 2021 (apresentado pelo candidato no formulário de inscrição). Para quem já concluiu o ensino médio, será levado em conta o histórico escolar anexado.
Cursos do Senai para jovens aprendizes da Petrobras
Confira a lista de cursos disponíveis por região ou acesse o primeiro anexo do edital publicado para detalhes como faixa etária e turnos:
- Assistente de logística;
- Assistente administrativo;
- Auxiliar de caldeireiro;
- Auxiliar de linha de produção;
- Eletricista industrial;
- Eletricista predial;
- Encanador(a) hidráulico(a);
- Instalador(a) de tubulações prediais de gás combustível;
- Mecânico(a) de bombas motores, compressores e equipamentos de transmissão;
- Mecânico(a) de manutenção;
- Mecânico(a) industrial;
- Operador(a) de suporte técnico em tecnologia da informação;
- Programador(a) web;
- Soldador(a).
Saiba mais
A seleção simplificada é válida por seis meses e prorrogável por mais um semestre. Outras informações sobre o Programa Petrobras Jovem Aprendiz 2022 podem ser acessadas no edital, no site do órgão ou, em caso de dúvidas, solicitadas diretamente pelo telefone: 0800 728 9001/opção 9.