Está no ar o processo seletivo PM SC (Polícia Militar do Estado de Santa Catarina), regido pelo edital nº 041/CCP/2023, voltado para a reposição de 482 vagas temporárias no quadro de voluntários ao Serviço de Auxiliar Temporário. Esse Serviço é composto pelos chamados Agentes Temporários de Serviços Administrativos.
A iniciativa visa fornecer pessoal necessário ao atendimento das demandas das Centrais de Emergências, Centrais de Vídeo-monitoramento e Serviços Internos nas Organizações Policiais Militares – OPM. Eles realizam o atendimento de ligações telefônicas ao número de emergência 190 nas Centrais de Emergência.
Processo seletivo PM SC: lotação e auxílio mensal
A prestação dos serviços temporários será desenvolvida pelos contratados em jornada de 40 horas semanais. O tempo de duração contratual é de um ano, mas há chance de prorrogação por igual período, desde que isso seja do interesse da PM SC.
O valor do auxílio mensal, que tem natureza indenizatória, é de R$ 2.448,00 no primeiro ano, mas, havendo renovação do contrato, será de R$ 2.604,00. Lembre-se de que isso não gera vínculo empregatício, nem obrigação trabalhista, previdenciária ou qualquer outra.
Das 482 vagas disponibilizadas, 457 são de ampla concorrência e 25 são destinadas a pessoas com deficiência. A lotação será nas cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Herval d’Oeste, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Mafra, Rio do Sul, São Miguel D’Oeste e Tubarão.
Processo seletivo PM SC: requisitos e inscrições
Para poder participar do processo seletivo PM SC, é importante ter:
- Nacionalidade brasileira e mais de 18 anos;
- Se do sexo masculino, enquadrar-se entre os que excederem às necessidades de incorporação nas Forças Armadas ou que delas já tenham sido desincorporados;
- Ter boa saúde;
- Não ter antecedentes criminais;
- Estar comprovadamente desempregado;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais; e
- Possuir ensino médio.
A inscrição pode ser feita na página de concursos da PM SC, registrando-se, se for o primeiro acesso, ou fazendo o login, caso já tenha se cadastrado. O período de candidatura é de 24 de outubro a 12 de novembro de 2023.
Como será a classificação no processo seletivo PM SC
A classificação no processo seletivo da Polícia Militar catarinense será orientado pela nota do ENEM. Por isso, é importante atentar para o que o edital menciona a este respeito:
No momento da realização da inscrição, o candidato deverá optar, como critério de classificação, pela nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de um dos seguintes anos: 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, ou 2022. Deste modo deverá acessar o formulário próprio para atualização de suas informações, disponível no endereço eletrônico http://concursos.pm.sc.gov.br/ (…), dentro do período previsto (…), e preencher os campos com as respectivas notas referentes apenas ao ano escolhido (Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Redação).
Confira um resumo das fases:
- Inscrição e classificação pela nota do ENEM;
- Inspeção de saúde;
- Investigação social;
- Entrega dos documentos para admissão.
Saiba mais sobre as fases consultando o regulamento completo, publicado na edição de 24 de outubro de 2023, página 27, do Diário Oficial do Estado de Santa Catarina.
Havendo dúvidas, contate a Comissão Geral de Concursos Públicos da Polícia Militar de Santa Catarina, pelo e-mail: dpcesiepselec@pm.sc.gov.br.